Vídeo: Membros do AKP atacam a sede do diário laico Hürriyet secular

Membros do AKP, o partido islamista do presidente Recep Tayyip Erdoğan, e do MHP, o partido nacionalista de Devlet Bahçeli, atacaram mais de 128 sedes do partido de esquerda HPD, e mais de 300 lojas curdas, nas noites de 7 e 8 de Setembro de 2015.

A sede nacional do HPD foi invadida por uma centena de arruaceiros que a saquearam e a queimaram por completo.

As sedes dos jornais diários Hürriyet e Sabah, assim como a televisão ATV, foram também atacadas, na segunda-feira e terça-feira noite, ao grito de «Allah Akbar»! por partidários do governo interino.

Muito embora o Primeiro-ministro interino tenha condenado este actos de violência, não há qualquer dúvida que o seu partido as organizou.

Desde há um mês, em plena campanha eleitoral, o governo interino de Ahmet Davutoglu lançou sem motivo uma operação militar contra as organizações da minoria curda. O PKK reagiu retomando as armas. Em alggumas semanas, o exército matou mais de mil cidadãos Curdos, enquanto os resistentes curdos mataram mais de 50 soldados e policias (policiais-br).

As eleições legislativas de 1 de novembro deverão mostrar a fratura do país a crescer. Se é pouco provável que os islamistas do AKP obtenham uma maioria, eles poderiam lá chegar aliando-se com o nacionalistas do MHP. Neste caso, o apoio ao Daesh continuaria e a Turquia mergulharia rapidamente em guerra civil. Se pelo contrário, o AKP for afastado do poder, o Daesh deverá lançar uma campanha terrorista na Turquia de tal modo que igualmente a guerra civil se poderia desencadear.

Sobre o mesmo assunto ver: “A Turquia em perigo”, Thierry Meyssan, Tradução Alva, Rede Voltaire, 28 de Julho de 2015.

Tradução
Alva