A Casa Branca mandou espiar o ministro francês dos(Negócios Estrangeiros(Relações Exteriores-br), Laurent Fabius, e o representante da União Europeia para a Turquia, Hansjörg Haber, pelo BND alemão, segundo a AFP-Berlim [1].

O presidente Obama procurava identificar os conspiradores que, no círculo da secretária de Estado Hillary Clinton, haviam sabotado o acordo de paz de Genebra, e a conhecer os acordos feitos entre Paris e Ancara que permitiram aos falcões liberais relançar a guerra contra a Síria, em julho de 2012.

A Casa Branca não podia confiar esta missão à CIA, cujo director à época, o general David Petraeus era membro do complô. Ela dirigiu-se, pois, ao Bundesnachrichtendienst (BND) alemão.

Como explicamos repetidamente, de março de 2011, os ministros francês e turco dos Negócios Estrangeiros, Alain Juppé e Ahmet Davutoglu, assinaram um acordo secreto prevendo:
 1. A ajuda da França para a entrada da Turquia na União Europeia;
 2. O apoio da Turquia nas guerras contra a Líbia e contra a Síria;
 3. O apoio da França na «resolução da questão curda» sem prejuízo da integridade territorial da Turquia.

Este documento estabelece as bases de uma aliança colonial entre Paris e Ancara para se apoderarem das riquezas da Líbia e da Síria e criar um «Curdistão» no território sírio.

[1«Kontrollgremium fordert Aufklärung neuer BND-Vorwürfe», Donaukurier, 11 novembre 2015.