Segundo a imprensa turca, o Presidente Recep Tayyip Erdogan está-se a preparar para demitir o seu Primeiro-ministro, Ahmet Davutoglu. Parece que o diferendo entre os dois homens tem a ver com a reforma constitucional, que iria acabar com a função de primeiro-ministro em proveito de um sistema presidencial.

Desde logo, a influência de Davutoglu dentro do AKP foi limitada, a 29 de Abril. Ele perdeu o direito de nomear os dirigentes regionais.

Para lhe suceder fala-se, quer do Ministro dos Transportes, Binali Yıldırım (um especialista em transporte maritímo e um fiel do Presidente Erdoğan), quer do seu genro, Berat Albayrak [foto] (o qual desposou a filha mais velha do Presidente, Esra Erdogan, e foi propulsado, em Novembro de 2015, a seu ministro da Energia).

Professor universitário muito apagado, Ahmet Davutoglu tornou-se, progressivamente, um homem político popular de discursos inflamados. É pouco provável que ele se retire da vida política. Também, a partir de agora, deveremos contar com uma oposição interna no seio do AKP.

Tradução
Alva