De acordo com o serviço de informações sobre celulares (telemóveis-pt), Circa, apoiando-se em documentos do Diretor Nacional de Inteligência e no julgamento de um tribunal federal, o Presidente Obama teria ilegamente feito espionar (espiar-pt) pela NSA mais de 5. 000 Estadunidenses (Norte-americanos,pt) em de 2016.

A inquérito foi realizado pelo diretor do Circa, John F. Solomon, antigo editor-chefe do Washington Times e pesquisador do Center for Public Integrity («Centro para a Integridade Pública»- ndT).

De cada vez, as interceptações se iniciaram durante chamadas de Estadunidenses para o exterior, como em certos casos o pode autorizar a lei desde o 11-de-Setembro, depois elas continuaram ilegalmente.

Essas interceptações, sem autorização judicial, continuaram durante a campanha eleitoral presidencial e durante o período de transição, incluindo a membros da equipe de Trump.

Os documentos analisados pelo Circa referem-se apenas à ação dos serviços de Inteligência externos, não por aquela, provavelmente mais importante ainda, do FBI.

Um dos advogados da ACLU (American Civil Liberties Union), a Srª Giuliani Neema Singh, confirmou que as interceptações não tinham qualquer ligação com a luta anti-terrorista e são, portanto, ilegais de uma ponta a outra.

Em 1974, o Presidente Richard Nixon foi forçado a renunciar e vários de seus coloboaradores foram presos por ter espionado líderes da oposição.

President Obama’s team sought NSA intel on thousands of Americans during the 2016 election” («Equipe do Presidente Obama buscou informação da NSA sobre milhares de Estadunidenses durante eleição de 2016»- ndT), John F. Solomon, Circa, May 4th, 2017.

Tradução
Alva