Rede Voltaire

Moqtada Sadr em visita à Arábia Saudita e aos Emirados

+

O líder nacionalista xiita Moqtada Sadr reuniu-se com o Príncipe herdeiro, Mohamed Ben Salman, em Riade (foto), e encontra-se agora nos Emirados Árabes Unidos onde se encontrou com o Príncipe herdeiro, Mohammed bin Zayed Al-Nahyan.

Moqtada Sadr apoia o antigo Primeiro-ministro iraquiano Nuri al-Maliki e contesta a influência do Irãp sobre a comunidade xiita iraquiana.

O aumento de influência de Moqtada Sadr é uma boa notícia para o Iraque, na medida em que é um dos garantes da unidade nacional face às pressões separatistas do Irão (pró-xiita), da Arábia Saudita e Turquia (pró-sunnitas) e de Israel (pró-curdos). Mas, é uma má notícia para a Síria, porque ele tinha apelado em Abril passado à demissão do Presidente democraticamente eleito, Bashar al-Assad; uma maneira de reatar laços com os antigos bathistas iraquianos historicamente em guerra contra os seus irmãos sírios.

Tradução
Alva

Rede Voltaire

Voltaire, edição internacional

Este artigo encontra-se sob licença creative commons

Poderá reproduzir livremente os artigos da Rede Voltaire desde que cite a fonte, não modifique o conteúdo e não os utilize para fins comerciais (licença CC BY-NC-ND).

Apoiar a Rede Voltaire

Utilizando este site poderá encontrar análises de elevada qualidade que o ajudarão a formar a sua compreensão do mundo. Para continuar com este trabalho necessitamos da sua colaboração.
Ajude-nos através de uma contribuição.

Como participar na Rede Voltaire?

Os participantes na rede são todos voluntários.
- Tradutores de nível profissional: pode participar na tradução de artigos.