No quadro dos acordos de reconciliação, o Exército Árabe Sírio criou uma nova força para acolher os membros do Exército Sírio Livre que foram amnistiados: O Exército das tribos. Ele será comandado pelo Xeque Abdulaziz al-Rifai (ao centro na foto).

O Exército Sírio Livre (ESL) fora criado, em Julho de 2011, pela França. Pretensamente comandado pelo Coronel Riad al Asaad (sem ligação de parentesco com a família do Chefe de Estado), teria sido formado por desertores do Exército Árabe Sírio recusando as ordens do «regime». A bandeira da ESL é a da ocupação colonial francesa que foi mantida no início da independência. No entanto, não conseguindo encontrar os desertores anunciados, os Serviços Secretos ocidentais lançaram mão dos jiadistas líbios com os quais acabavam de derrubar Muammar Kaddafi. Em Novembro de 2011, o Representante especial de Ban Ki-moon e antigo Secretário-Geral da Amnistia Internacional, Ian Martin, organizou a transferência, por barco, de 1.500 jiadistas da Alcaida em direcção à Turquia. Aí, foram colocados sob a autoridade de Abdelhakim Belhadj (antigo nº 3 da Alcaida) e de Mehdi Al-Harati (antigo líder da Flotilha da Liberdade para Gaza). Desembarcados na Turquia, foram transportados por autocarros (ônibus-br) fretados pelo MIT (Serviço Secreto turco) para Jabal Al-Zouia na Síria, onde, durante um mês, eles encenaram aos olhos maravilhados das televisões ocidentais uma aldeia «rebelde».

A partir de Julho de 2012, o ESL recrutou combatentes sírios, mas apenas entre as populações tribais. Em 2013, um de seus chefes, Khalid Al-Hamad, postou um vídeo no qual o vemos comendo o coração de um soldado do Exército Árabe Sírio e anunciando a sorte que ele reserva aos alauítas. Em 2015, quando o ESL desaparecera, a Turquia recuperou a sua sigla e os seus símbolos para colocar ao seu serviço alguns dos seus combatentes.

Contrariamente às afirmações da imprensa ocidental, o ESL jamais aspirou à Democracia, nem sequer tolera o pluralismo religioso.

Segundo o Al-Watan, 160 membros das Brigadas Al-Omari do ESL teriam desde logo aderido ao Exército das tribos.

Tradução
Alva