Novas manifestações tem lugar no Irão desde 24 de Junho, data da greve geral no bazar de Teerão. Embora pareça que estejam geograficamente limitadas, juntam tanto os rurais, das manifestações de Dezembro passado, como os comerciantes que participaram nos comícios da «revolução verde» de Junho de 2009.

Após o anúncio da retirada dos EUA do JCPoA, o Presidente Hassan Rohani assegurara ter previsto essa eventualidade. Segundo ele, a economia não seria afectada. Ora, o que ocorre é o contrário : o rial afundou-se em metade do seu valor provocando uma subida considerável dos preços dos produtos importados e aumentando o desemprego.

Os protestos actuais são dirigidos contra esta baixa drástica de um nível de vida já limitado. Parece que os manifestantes já não fazem diferença entre o Xeque Hassan Rohani e o Guia Ali Khamenei, vaiando-os a ambos. Slogans(eslogans-br) hostis às pesadas despesas militares externas foram gritados um pouco por todo o lado, inclusive pela primeira vez contra o envolvimento na Palestina.

Tradução
Alva