O Aiatola Ali Khamenei, Guia da Revolução iraniana, mudou profundamente o seu ponto de vista:

 Em 13 de Agosto de 2018, ele declarava que o efeito das sanções dos EUA sobre o país era imputável a causas internas e não externas, quer dizer, à gestão económica do governo Rohani.

 A 15 de Agosto, ele reconhecia ter-se enganado ao autorizar o Ministro dos Negócios Estrangeiros (Relações Exteriores-br), Mohammad Javad Zarif, a negociar o acordo nuclear dos 5 + 1 (JCPoA) com os Estados Unidos.

Em Março de 2013, quer dizer, nos últimos meses da presidência de Mahmoud Ahmadinejad, o Guia autorizara a equipe do futuro presidente Rohani a conduzir contactos informais, em Omã, com emissários do Presidente Obama, Jake Sullivan e William Burns. Então, havíamos escrito :
«A partir dessas conversações, pelo menos duas decisões foram tomadas. Primeiro, o Guia da Revolução, o Aiatola Ali Khamenei, garantiria a exclusão de Esfandiar Rahim Mashaie –- antigo responsável da Inteligência dos Guardiões da Revolução que se tornou chefe de gabinete e parente por casamento de Mahmoud Ahmadinejad --- da corrida à presidência. Desta forma, o Irão suavizaria o tom nos fóruns internacionais. Em seguida, os Estados Unidos buscariam também diminuir o tom dos seus aliados anti-Iranianos e desbloqueariam as negociações dos 5 + 1 sobre o nuclear de maneira a por fim às sanções [[“O que vocês ignoram sobre os acordos americano-iranianos]».
Na altura fomos fortemente criticados no Irão, acusados de atribuir ao Guia actos pelos quais ele não era responsável.

Como havíamos previsto, a equipe do Presidente, Xeque Hassan Rohani, não tentou defender os interesses iranianos durante as negociações, aceitando por exemplo fechar todo o seu programa universitário de física atómica, tornando-se, assim, um estado sub-instruído novamente. Revelamos então o pagamento de subornos pela Áustria, durante as negociações que discretamente se seguiram sobre a construção de um “pipe-line” para a Europa. O rescaldo dos acontecimentos tem sido o do enriquecimento de uma parte da classe dirigente às custas do povo iraniano.

O Guia, que esteve extremamente doente, talvez não tenha podido avaliar a amplitude do desastre quando ele se produziu. Hoje em dia, ele tenta remediar as coisas.

Tradução
Alva