A 31 de Agosto de 2018, Alexander Zakharchenko, o Presidente da República Popular de Donetsk (ou Malorossia), foi morto aquando de um atentado à bomba. O Ministro das Finanças, Alexander Timofeyev, e dez outras pessoas ficaram feridas.

A polícia conseguiu identificar os autores do atentado e uma caça ao homem foi aberta. Os assassinos trabalhariam para o Serviço de Segurança da Ucrânia.

Alexander Zakharchnenko foi signatário dos Acordos de Minsk II que o Presidente ucraniano, Petro Poroshenko, se recusa a aplicar.

Três dias de luto foram decretados em Donestsk pelo Conselho de Ministros.

A Federação da Rússia apelou imediatamente para um inquérito internacional. O Presidente Vladimir Putin apresentou as suas condolências à família do falecido e ao povo de Donestk. O Ministro dos Negócios Estrangeiros, Serguei Lavrov, anulou todas as reuniões de negociações no formato Normandia (Alemanha, França, Rússia e Ucrânia).

A República Popular de Donetsk é reconhecida apenas pela Ossétia do Sul. O Presidente Anatoly Bibilov denunciou o atentado como sendo um «terrorismo de Estado».

Tradução
Alva