Rede Voltaire

A Assembleia Geral da ONU não poderá debater o Tratado INF

+

A Primeira Comissão da Assembleia Geral das Nações Unidas, encarregada do Desarmamento e Segurança Internacional, rejeitou, a 25 de Outubro de 2018, um projecto de resolução russo sobre o Tratado INF (Tratado sobre Forças Nucleares de Médio Alcance).

- 25 Estados membros da OTAN votaram contra a análise do projecto russo, apontando que ele foi entregue após o prazo regulamentar, a 18 de Outubro.
- 31 Estados votaram a favor da análise da resolução, considerando que o projecto russo responde a uma declaração dos EUA de 20 de Outubro e que, tendo em conta a importância do assunto, ele podia excepcionalmente ser inscrito na ordem do dia.
- 25 Estados membros abstiveram-se.

Segundo os estatutos das Nações Unidas, a Rússia poderá convocar um debate de urgência sobre este tema no Conselho de Segurança, mas não antes de um ano antes da Assembleia Geral.

Tradução
Alva

Rede Voltaire

Voltaire, edição internacional

Este artigo encontra-se sob licença creative commons

Poderá reproduzir livremente os artigos da Rede Voltaire desde que cite a fonte, não modifique o conteúdo e não os utilize para fins comerciais (licença CC BY-NC-ND).

Apoiar a Rede Voltaire

Utilizando este site poderá encontrar análises de elevada qualidade que o ajudarão a formar a sua compreensão do mundo. Para continuar com este trabalho necessitamos da sua colaboração.
Ajude-nos através de uma contribuição.

Como participar na Rede Voltaire?

Os participantes na rede são todos voluntários.
- Tradutores de nível profissional: pode participar na tradução de artigos.