Os porta-vozes da Casa Branca e do Pentágono, Sarah Sanders e Dana White, confirmaram que o Presidente Donald Trump tinha dado ordem ao pessoal dos EUA para evacuar da Síria após o seu encontro com o homólogo turco, Recep Tayyip Erdoğan

O pessoal do Departamento de Estado deixará o país dentro de 1 dia, o do Departamento da Defesa (cerca de 4.000 homens, dos quais apenas 2.000 oficialmente) dentro de 100 dias.

Os Estados Unidos ocupam ilegalmente o Nordeste da Síria desde há quatro anos. O Governo sírio tem-lhes pedido repetidamente para se retirarem, sem resposta.

O novo embaixador dos EUA para a Síria havia indicado que as tropas do seu país permaneceriam enquanto (1) o Daesh subsistisse (2) as tropas iranianas estivessem presentes (3) não existisse solução política para a crise síria. Ora, (1) o Pentágono encenou uma batalha contra o Daesh (EI), qualificada como decisiva (2) não há soldados iranianos na Síria, apenas conselheiros militares (3) a Casa Branca estaria agora pronta a reconhecer a legitimidade do Governo sírio.

A Turquia anunciou lançar, em breve, uma operação contra os Curdos independentistas pró-EUA estacionados no Nordeste da Síria.

Tradução
Alva