Rede Voltaire

Erik Prince investe na China

+

Erik Prince, o fundador da Blackwater, não investiu apenas nos Emirados Árabes Unidos mas também na China, especificamente em Xinqiang.

A sua empresa FSG, detida em 25% pelo conglomerado financeiro público chinês Citic, assinou um acordo com o Comité de Gestão do parque industrial de Kashgar Caohu para treinar 8.000 seguranças por ano. Uma cerimónia de assinatura realizou-se, a 11 de Janeiro de 2019, em Pequim (foto).

Segundo a Reuters, o parceiro chinês da FSB está ligado ao Partido Comunista local e ao Grupo chinês («Bingtuan»), uma agência pública de desenvolvimento da região turcófona que, ao mesmo tempo, controla uma milícia paramilitar Han.

Erik Prince desmentiu ter tido conhecimento da assinatura deste acordo e mandou retirar a fotografia do sítio oficial da sua empresa.

Erik Prince company to build training centre in China’s Xinjiang” («Companhia de Erik Prince vai construir centro de treino em Xinjiang na China»- ndT), Christian Shepherd, Reuters, January 31, 2019.

Tradução
Alva

Rede Voltaire

Voltaire, edição internacional

Este artigo encontra-se sob licença creative commons

Poderá reproduzir livremente os artigos da Rede Voltaire desde que cite a fonte, não modifique o conteúdo e não os utilize para fins comerciais (licença CC BY-NC-ND).

Apoiar a Rede Voltaire

Utilizando este site poderá encontrar análises de elevada qualidade que o ajudarão a formar a sua compreensão do mundo. Para continuar com este trabalho necessitamos da sua colaboração.
Ajude-nos através de uma contribuição.

Como participar na Rede Voltaire?

Os participantes na rede são todos voluntários.
- Tradutores de nível profissional: pode participar na tradução de artigos.