Rede Voltaire

David Malpass eleito presidente do Banco Mundial

+

O norte-americano David Malpass foi eleito Presidente do Banco Mundial por cinco anos. Antigo conselheiro económico das Administrações Reagan e Bush Sr., ele irá provavelmente reformular os empréstimos em favor do desenvolvimento apenas para os Estados com reais dificuldades. Muitos países, antes classificados como estando «em vias de desenvolvimento», continuam a beneficiar de vantagens do Banco quando a sua economia se tornou já próspera.

O Banco Mundial é um órgão das Nações Unidas tradicionalmente presidido por um norte-americano. Assim foi com Robert McNamara (Abril de 1968 - Junho de 1981), o arquitecto da guerra contra o Vietname (Vietnã-br), ou Paul Wolfowitz (1 de Junho de 2005 - 30 de Junho de 2007), o teórico do bloqueio ao desenvolvimento da União. Europeia.

David Malpass substitui o norte-americano Jim Yong Kim e o seu provisório sucessor, a búlgara Kristalina Gueorguieva (antiga Comissária Europeia para o Orçamento, depois Directora do Banco Mundial), que se demitiu das suas funções para se consagrar ao sector privado.

Tradução
Alva

Rede Voltaire

Voltaire, edição internacional

Este artigo encontra-se sob licença creative commons

Poderá reproduzir livremente os artigos da Rede Voltaire desde que cite a fonte, não modifique o conteúdo e não os utilize para fins comerciais (licença CC BY-NC-ND).

Apoiar a Rede Voltaire

Utilizando este site poderá encontrar análises de elevada qualidade que o ajudarão a formar a sua compreensão do mundo. Para continuar com este trabalho necessitamos da sua colaboração.
Ajude-nos através de uma contribuição.

Como participar na Rede Voltaire?

Os participantes na rede são todos voluntários.
- Tradutores de nível profissional: pode participar na tradução de artigos.