Um tribunal iraquiano condenou à morte por enforcamento o belga Bilal Abdul-Aziz al-Marshouhi (dito «Abu Fadhil al-Belgiki») pela sua pertença ao Daesh(E.I.).

«Eu nasci na Bélgica e tenho nacionalidade belga, apesar das minhas origens marroquinas (...) estudei engenharia na Universidade de Antuérpia. Tornei-me jiadista depois de ficar amigo de alguém que lia livros que apelavam a um islão radical», explicou ele.

Acusado de ter montado um site pornográfico, deixou a Frente Al-Nusra (Alcaida) depois de ter sido treinado no manejo de armas por ela. A seguir, juntou-se ao Daesh(EI) onde, primeiro, serviu na polícia (militar, criminal e de costumes) do Estado Islâmico em Alepo e, por fim, na administração geral na capital (Raqqa).

De acordo com o canal de televisão Kurdistan24, ele afirmou durante uma audiência que o seu grupo fazia uso de armas químicas, nomeadamente de morteiros de cloro, no distrito de Raqqa e num campo [1].

As Nações Unidas foram chamadas a intervir a respeito de 216 supostos ataques químicos na Síria. A República Árabe Síria e a Rússia acusaram os jiadistas, enquanto os Ocidentais atiravam a responsabilidade dos mesmos para o «regime de Bashar». Os inspetores da OPAQ (OPCW) confirmaram vários desses ataques sem poder determinar os autores. No entanto, o seu último relatório sobre o caso de Duma isenta de facto as autoridades de Damasco.

Tradução
Alva