Rede Voltaire

O CSIS avalia o possível uso da força militar contra a Venezuela

+

Em 10 de Abril de 2019, o Center for Strategic and International Studies (CSIS), um "think-tank" ligado à indústria militar e petrolífera, organizou em Washington uma mesa redonda, à porta fechada, para avaliar a utilização de Força militar na Venezuela (Assessing the Use of Military Force in Venezuela).

Segundo a Grayzone [1], umas quarenta pessoas participaram nela, entre as quais os principais conselheiros da Administração Trump sobre este assunto, representantes do autoproclamado Presidente da Venezuela, Juan Guaidó, e funcionários do Brasil, da Colômbia e da Guiana.

Elliott Abrams foi representado pelo seu amigo Roger Noriega (o autor da lei Helms-Burton contra Cuba, em 1996).

Os responsáveis pela organização do fluxo de emigrantes e a entrada da ajuda alimentar estavam igualmente presentes.

O antigo comandante do Comando dos EUA para a América do Sul (SouthCom), o Almirante Kurt Tidd, do qual tínhamos revelado —antes da tentativa de derrube do Presidente Maduro— uma nota secreta sobre o assunto [2], participou na reunião.

Tradução
Alva

[1] “US Military Attack on Venezuela Mulled by Top Trump Advisors and Latin American Officials at Private DC Meeting”, by Max Blumenthal, Grayzone, April 13, 2019.

[2] “Plan to overthrow the Venezuelan Dictatorship – “Masterstroke””, by Kurt W. Tidd, Voltaire Network, 23 February 2018. “O “Golpe de Mestre” dos Estados Unidos contra a Venezuela (Documento do Comando Sul)”, Stella Calloni, Tradução Alva, Rede Voltaire, 13 de Maio de 2018.

Rede Voltaire

Voltaire, edição internacional

Este artigo encontra-se sob licença creative commons

Poderá reproduzir livremente os artigos da Rede Voltaire desde que cite a fonte, não modifique o conteúdo e não os utilize para fins comerciais (licença CC BY-NC-ND).

Apoiar a Rede Voltaire

Utilizando este site poderá encontrar análises de elevada qualidade que o ajudarão a formar a sua compreensão do mundo. Para continuar com este trabalho necessitamos da sua colaboração.
Ajude-nos através de uma contribuição.

Como participar na Rede Voltaire?

Os participantes na rede são todos voluntários.
- Tradutores de nível profissional: pode participar na tradução de artigos.