Respectivamente, pela 7ª e 8ª vez, a República Popular da China e a Federação da Rússia opuseram seu veto a uma proposta de Resolução ocidental ao Conselho de Segurança contra a Síria, em 20 de Dezembro de 2019.

Esta proposta fora apresentada pela Alemanha, a Bélgica e o Kuwait. Ela fora apresentado sem rodeios como autorizando uma «ajuda humanitária transfronteiriça». Como «ajuda humanitária», ela foi apoiada pelos Estados que impõem um embargo a todos os produtos de primeira necessidade para o povo sírio. Ela desrespeitava a soberania da República Árabe Síria, reconhecida pela Carta das Nações Unidas e lembrada por inúmeras Resoluções. Por fim, ela permitia de facto a importação de novas armas sob a cobertura da chamada «ajuda humanitária».

A Federação da Rússia e a República Popular da China lembraram que existe uma regra simples para entregar ajuda humanitária: passar pelo Governo Sírio. Ela apresentou uma contraproposta de Resolução neste sentido que foi, obviamente, recusada pela maioria do Conselho.

Tradução
Alva