Os Talibã de 2021 continuam na linha do que defendiam em 2001: não existe nenhuma prova da culpabilidade de Osama bin Laden nos atentados de 11 de Setembro de 2001 nos Estados Unidos.

Para eles, Osama bin Laden era um combatente anti-soviético e não um terrorista internacional.

Eles jamais deram a menor importância ao vídeo difundido pelo Pentágono mostrando Bin Laden a reivindicar o 11-de-Setembro. Para eles, assim como para os peritos em reconhecimento facial, este vídeo e os que se seguiram durante uma década são falsificações.
Interrogado em 25 de Agosto pela NBC, Zabihullah Mujahid, porta-voz dos Talibã declarou :
« Quando Osama bin Laden se tornou um problema para os Norte-Americanos, estava no Afeganistão. Muito embora não haja nenhuma prova da sua implicação, nós agora prometemos que o território afegão não será utilizado contra ninguém (...) Mesmo após 20 anos de guerra, não temos qualquer prova de que ele estava implicado. Não havia nenhuma justificação para esta guerra. Foi uma desculpa para a guerra ».

As Forças Armadas dos EUA e Britânicas estavam já reunidas no Egipto e no Mar de Omã antes do 11-de-Setembro. Elas já se estavam a prepar para atacar o Afeganistão.
O FBI nunca acusou Osama bin Laden de estar implicado nos atentados do 11-de- Setembro, mesmo que o seu Director nomeado na semana precedente, Robert Mueller, o tenha feito.

Tradução
Alva