Com 2,6 milhões de pessoas, os Afegãos formam a terceira comunidade protegida pelo Alto Comissariado para os Refugiados das Nações Unidas, depois dos Sírios (6,7 milhões) e dos Venezuelanos (4 milhões).

Desde a tomada pacífica do Poder em Cabul pelos Talibã, foram evacuadas pelas forças norte-americanas 123. 000 pessoas (entre as quais 31. 760 Afegãos). Os Britânicos e os Australianos não descansaram. As pessoas evacuadas só raramente eram pacíficos colaboradores do ocupante anglo-saxónico. Elas são na sua maior parte membros das Forças Especiais criadas pela CIA para a contra-insurreição (Khost Protection Force e Direcção Nacional de Segurança). Esta gente é culpada de crimes muito mais hediondos que os dos Talibã. Portanto, temem, com razão, a vingança da população ou o seu julgamento.

Os Estados Unidos não têm a intenção de receber estes refugiados no seu território. Tentam encontrar-lhes países de acolhimento. A Rússia pensa também proteger-se, não de criminosos de guerra, mas dos jiadistas. Ela examina pois os pedidos de asilo a conta gotas.

Sabendo disto, a Alemanha, que tinha anunciado recuperar 40. 000 pessoas, não acolheu senão 634. Quer dizer, cerca de 138 antigos funcionários e suas famílias. O Governo federal não tem problemas com os Afegãos. Havia acolhido perto de 150. 000 em anos precedentes, mas antes da queda de Cabul estava ciente dos riscos que representariam estes novos refugiados. Não tem qualquer desejo de naturalizar criminosos de guerra. Por isso, recusou muitos requerentes de asilo. Na pressa da evacuação, um avião alemão fretado por ONGs (Luftbrücke Cabul) foi até forçado a levantar (decolar-br) de Cabul com 180 lugares livres. O Ministro dos Negócios Estrangeiros (Relações Exteriores-br), Heiko Maas, dirigiu-se de urgência aos países vizinhos do Afeganistão (Usbequistão,Tajiquistão e Paquistão) para distribuir 500 milhões de euros aos que tomassem a cargo refugiados afegãos que a Alemanha não quer em sua casa.

Ao contrário, a França acolheu 2. 600 Afegãos desde a queda de Cabul, quando até agora abrigava apenas cerca 30. 000. O Governo assegura ter procedido a verificações repetidas antes de os embarcar ; repetidas, mas não aprofundadas. A França apenas estava presente de uma forma residual no Afeganistão. Ela ignora tudo sobre os Colaboradores da CIA e da contra-insurreição em que não participou.

Por seu lado, a União Europeia poderá gastar 700 milhões de euros em favor de países não-europeus que acolham refugiados afegãos.

Tradução
Alva