Em 2 de Novembro de 2021, o Presidente ucraniano Volodymyr Zelensky nomeou o nazi Dmitro Yarosh, fundador do Exército de voluntários ucranianos, Conselheiro do Comandante-em-Chefe dos Exércitos ucranianos, o General Valerii Zaluzhnyi.

Yarosh é membro desde há longa data redes stay-behind ( de retaguarda ) da Aliança Atlântica. Ele já fora encarregado pela CIA de coordenar os grupúsculos nazis e islamistas contra a Rússia, em 2007, durante a segunda guerra na Tchechénia, quando os reuniu em Ternopol (oeste da Ucrânia). Ele desempenhou um papel central nos eventos do EuroMaidan, em 2014, à frente do Pravyy Sektor (« Sector Direito ») [1].

Yarosh foi deputado e candidato à eleição presidencial. Gravemente ferido em 2015, foi forçado a retirar-se durante vários anos.

Dmitro Yarosh dirigiu o Batalhão Azov do Coronel Andrey Biletsky e um grupo de jovens combatentes estrangeiros para bombardear a fronteira do Donbass durante a Conferência sobre a Segurança de Munique (18 a 20 de Fevereiro de 2022). Ele deverá integrar alguns jiadistas vindos de Idleb (Síria).

Tradução
Alva

[1A CIA coordena nazis e jihadistas”, Thierry Meyssan, Tradução Alva, Al-Watan (Síria) , Rede Voltaire, 19 de Maio de 2014.