Em 13 de Março de 2022, o Exército russo devastou o campo ucraniano de Yavorov (foto). Trata-se do maior campo de treino militar da Europa. Foi construído pelos Soviéticos para simular a colocação em formação de combate e o ataque de uma divisão de tanques, depois legado à Ucrânia. Ele era utilizado desde há oito anos pela OTAN para treinar soldados da Defesa Territorial ucraniana, quer dizer, os banderistas (ou « neo-nazis » segundo a terminologia russa).

Desde o início do conflito, tornara-se o placa giratória de fornecimento em homens e material do Exército ucraniano. Um fornecimento gigantesco acabava de acontecer, a partir da Polónia e da Roménia, em 12 de Março.

Segundo o Exército russo, pelo menos 180 mercenários estrangeiros foram mortos, o que o governo ucraniano desmente sem convencer.

Este caso demonstra que :
– Contrariamente ao que afirmava a OTAN até agora, soldados da OTAN estavam de facto presentes na Ucrânia desde há oito anos. Muitas fotografias acabam de ser publicadas na internet sobre este assunto.
– As armas destruídas valiam provavelmente várias centenas de milhões de dólares. Elas foram oferecidas pela União Europeia e pelos Estados Unidos.

Tradução
Alva