O Director dos Serviços de Inteligência checos (BIS), o Coronel Michal Koudelka, deu uma conferência de imprensa (coletiva-br) para alertar contra as novas operações dos Serviços Secretos russos.

Salientando que a expulsão de diplomatas russos e a interdição de viagem de homens de negócio russos priva os Serviços de Inteligência russos do seu pessoal, o Coronel Koudelka antecipa possíveis campanhas de desinformação russas na República Checa e, mais em geral, no Ocidente.

Ele descreveu igualmente os 250. 000 refugiados ucranianos no seu país como não causando problemas, apesar das informações atestando que muitos deles participaram em campos e cerimónias de banderistas. Por fim, indicou que entre eles podiam ter sido infiltrados espiões russos.

Próximo do MI6 e da CIA, o Coronel Koudelka [1] tinha tentado derrubar o Presidente checo, Miloš Zeman, implicando-o num caso onde apareceria como um agente russo. Depois, acusara retrospectivamente o Kremlin de ter organizado as duas explosões nos depósitos de armas de Vrbetice em 2014, utilizando os mesmos agentes que teriam “envenenado” os Skripals em Londres, em 2018.

Tradução
Alva

[1República Tcheca: o Coronel Kudelka de regresso contra a Rússia”, Tradução Alva, Rede Voltaire, 17 de Fevereiro de 2022.