O Presidente da Duma da Federação Russa, Vyacheslav Volodin, baseando-se na experiência de Jeffrey Sachs, denunciou a responsabilidade dos Estados Unidos no fabrico do Covid-19.

Jeffrey Sachs é economista, consultor especial do Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres. Ele presidiu à Comissão de Inquérito da Lancet, que trabalhou durante dois anos nas origens do Covid-19. Em Maio, tinha publicado um apelo para a criação de uma Comissão de inquérito verdadeiramente independente, distante da da Organização Mundial da Saúde (OMS) e dispondo de poderes especiais [1]..

Considerando que só os bio-laboratórios militares dos EUA podem ter fabricado este vírus, Vyacheslav Volodin apelou para a transparência das suas actividades. Prosseguindo o seu raciocínio, ele instou para a urgência de interromper as suas actividades. Por fim, concluiu que os Estados Unidos deveriam indemnizar (indenizar-br) a comunidade internacional no montante dos danos que eles provocaram.

Tradução
Alva

[1« A call for an independent inquiry into the origin of the SARS-CoV-2 virus », Neil L. Harrison and Jeffrey D. Sachs, Pnas, May 19, 2022.