O antigo patrocinador do Presidente Volodymyr Zelensky, o ex-bilionário Ihor Kolomoisky (grupo Privat) está no centro de uma investigação dos Serviços de Segurança Ucranianos (SBU). Segundo os investigadores, ele teria roubado em proveito próprio 40 mil milhões (bilhões-br) de hryvnias (cerca de mil milhões de dólares) aquando da nacionalização das suas empresas de hidrocarbonetos, Ukrnafta e Ukrtatnafta, em Novembro de 2022.

Em 2010, Ihor Kolomoisky tentou assumir o controle do Conselho Europeu das Comunidades Judaicas. Teve que se retirar perante a revolta dos líderes judeus europeus que denunciaram o seu percurso mafioso. Após o Golpe de Estado de 2014, ele financiou os grupos armados « nacionalistas integralistas », nomeadamente os batalhões Aidar, Donbass, Dnipro 1 e Dnepr 227. Na década de 2020, ele foi o principal patrocinador do Presidente Volodymyr Zelensky e do seu Partido, “Servidor do Povo”. Ele era o proprietário da Burisma Holding, a empresa da qual o filho do Presidente Joe Bien, Hunter Biden, e o do antigo Secretário de Estado John Kerry, Devon Archer, se tinham tornado administradores [1].

Há alguns meses desentendeu-se com o seu protegido Volodymyr Zelensky, o qual lhe teria retirado a nacionalidade ucraniana.

Tradução
Alva

[1Ucrânia: Ihor Kolomoisky oferece US $ 1 milhão para assassinar Oleg Tsarev”, Tradução Marisa Choguill, Rede Voltaire, 17 de Maio de 2014.