A União Europeia está a organizar um simpósio intitulado: « Para além da desinformação : a resposta da UE à ameaça de manipulações estrangeiras da informação ». Trata-se, com efeito, de pensar nos meios de censurar todos os pontos de vista russos na União.

A UE censurou já os canais de televisão Russia Today e a agência Sputnik. A reflexão dirige-se agora para a censura dos cidadãos da União que emitem os seus pontos de vista, partilhando-os ou não.

O evento será presidido por Josep Borrell, Alto Representante da União para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança, auxiliado por Stefano Sannino, Secretário-Geral do Serviço Europeu para a Ação Externa.

O deputado Raphaël Glucksmann, Presidente do Comité Especial do Parlamento Europeu sobre Interferência Estrangeira, irá falar nele, bem como representantes da Agência de Defesa Psicológica sueca, do Foreign Office (Ministério das Relações Exteriores- ndT) britânico e do Departamento de Estado dos EUA e, é claro, da OTAN.

O foco do espectáculo irá recair sobre Nina Jankowicz (foto), a qual, depois de ter sido conselheira de comunicação do Presidente Volodymr Zelensky, foi encarregada pelo Presidente Joe Biden de presidir o Disinformation Governance Board, a efémera agência de censura dos Estados Unidos.

Todos os intervenientes, à exceção de Glucksman, são altos funcionários e nenhum deles foi eleito.

Tradução
Alva