Durante uma antiga conferência, o Director da Agência Espacial turca, Serdar Hüseyin Yıldırım, descrevera uma arma que os Estados Unidos estavam a ultimar :
« Existem satélites militares que podem enviar bastões em liga de titânio de 10 metros a partir do espaço em direcção a qualquer alvo no mundo. Eles penetram 5 quilómetros de profundidade no solo, criando um tremor de terra com magnitude 7-8 ».

Ora, esse trecho do seu discurso ressurgiu no contexto do terremoto. Serdar Hüseyin Yıldırım veio então declarar agora :
« Este curto vídeo é um trecho de uma conferência que dei há muito tempo num instituto de estratégia [o Stratejik Düşünce Enstitüsü]. Eu expliquei o sistema de armas que pode apagar uma pequena cidade do mapa quando é colocado e utilizado em órbita terrestre. Não tem como função desencadear linhas de falha ou criar tremores de terra tectónicos. Por conseguinte, isso não tem nada a ver com a catástrofe de Maraş, que é um tremor de terra tectónico que ocorreu sobre uma linha de falha conhecida. Não quero que seja mal interpretado. O efeito desta arma é comparável ao impacto de um meteorito ».

Escusado será dizer que se ele tivesse declarado outra coisa, a Turquia teria que se declarar em estado de guerra.

Tradução
Alva