Os dirigentes da Oposição israelita, Yair Lapid, Benny Gantz, Merav Michaeli e Avigdor Lieberman assinaram uma declaração conjunta anunciando que iriam boicotar a votação do Knesset (Parlamento -ndT) em caso de apresentação, em terceira fase, do projecto de lei que derrubará as instituições.

Israel não tem Constituição. O seu regime está organizado em 12 leis fundamentais, que a coligação (coalizão-br) de Benjamin Netanyahu se apresta a revogar.

A Comissão especial do Knesset encarregada de emendar a Lei Fundamental sobre o Governo, presidida por Ofir Katz, membro do Partido do Primeiro-Ministro, adoptou uma emenda visando impedir o Procurador-Geral de declarar o Primeiro-Ministro inapto para governar. Ela estipula que um Primeiro-Ministro não pode ser declarado inapto para as suas funções, salvo por causa de uma incapacidade física ou mental.

Da última vez que foi Primeiro-Ministro, Benjamin Netanyahu assinou um acordo com a Justiça que ele hoje já não respeita. O Supremo Tribunal poderia, portanto, declará-lo inapto.

O Primeiro-Ministro Benjamin Netanyahu comentou: « Assistimos a um ataque sem precedentes pelas cadeias mediáticas (mídia-br) que são mobilizadas contra o governo, totalmente mobilizados em favor dos opositores da reforma. Emissões em directo, análises parciais, sondagens (pesquisas-br) tendenciosas, notícias falsas( fake news) 24 sobre 24 horas por dia ».

Tradução
Alva