Dois SU-27 da Força Aérea Russa tentaram interceptar um drone americano MQ-9 Reaper, em 14 de Março de 2023, no espaço aéreo internacional do Mar Negro.

Eles despejaram carburante sobre o drone, do qual o Comando das Forças dos EUA para a Europa (EuCom) perdeu o controle. Segundo a parte norte-americana, eles teriam também atingido a hélice do MQ-9, o que a parte russa desmente.

O Comando da EuCom na Alemanha deu ordem aos operadores dos EUA na Roménia para destruir o drone em vôo, o que foi feito.

As Forças Armadas norte-americana e russa procuram actualmente activamente, uma e outra, os destroços do drone espião. Não se trata para Moscovo (Moscou-br) de recuperar os planos da aeronave, já que dispõe de outros melhores, mas sim o registo dos seus dados.

O Departamento de Estado dos EUA convocou o embaixador russo em Washington, Anatoly Antonov, para denunciar « um comportamento não- profissional », enquanto a embaixatriz norte-americana em Moscovo, Lynne M. Tracy, protestou junto do Ministério russo dos Negócios Estrangeiros (Relações Exteriores-br).

Segundo a parte russa, o drone norte-americano voava na fronteira russa para colectar informações sobre alvos na Rússia e os transmitir ao Exército ucraniano. Nas semanas anteriores, um grupo ucraniano particularmente bem informado realizou graves sabotagens na Rússia.
Segundo a parte americana, o drone estava apenas realizando uma «missão de rotina».

Tradução
Alva