O FBI prendeu Jack Teixeira, considerado como o responsável pela fuga (vazamento-br) mais importante dos últimos anos nos Estados Unidos.

O jovem teria fotografado centenas de documentos entre os mais secretos dos Estados Unidos e tê-los-ia exibido durante seis meses no Discord, um fórum de jogadores (“gamers”) “emlinha”. Por fim, alguns desses documentos migraram, no início de Abril, para as redes sociais causando repercussão militares e diplomáticas no mundo inteiro. Num piscar de olhos, a Administração Biden obteve de todas essas redes a sua supressão.

Segundo as autoridades dos EUA, Jack Teixeira é um informático de 21 anos afecto à Inteligência da Guarda Nacional. Ele tinha o posto de aviador de 1ª classe.

Este caso desafia o entendimento : como é que um jovem recruta da Guarda Nacional pôde fotografar documentos altamente classificados, dos quais alguns eram destinados apenas ao Presidente Joe Biden e a um punhado de colaboradores?

Contrariamente às primeiras informações, não são apenas cem, mas muitas centenas de documentos que foram revelados. Todos os que foram identificados têm níveis de classificação extremamente elevados, muito mais secretos que os Pentagon Papers ou as fugas para a Wikileaks.

Para além da inacreditável fraqueza dos procedimentos de segurança norte-americanos, as informações que eles contêm (ler o editorial de Voltaire, Actualité International No. 36 ) mostram a incrível ingenuidade dos analistas de inteligência e dos dirigentes dos EUA : para eles, toda a comunicação interceptada é uma verdade absoluta.

Tradução
Alva