O relatório estatístico da Directora Nacional de Inteligência dos EUA, Avril Haines, sobre investigações nominativas na Internet, realizadas em 2021, atesta uma vastíssima violação do direito à privacidade dos cidadãos norte-americanos [1].

Cada agência de Inteligência tem a possibilidade de pedir às empresas de Internet que lhe dêem acesso às informações pessoais que possuem sobre internautas estrangeiros ou internautas norte-americanos suspeitos de crimes. Edward Snowden mostrou que esses dados incluem “e-mails”, conversas (chats) de vídeo e conversações de voz, fotos, transferências de ficheiros, conexões (logins), detalhes de contas nas redes sociais e muito mais.

Em virtude da Foreign Intelligence Surveillance Act — Lei de Vigilância sobre Inteligência Estrangeira (FISA), não apenas um magistrado, o Procurador-Geral dos Estados Unidos, pode autorizar tais buscas, mas também um funcionário, o Director Nacional de Inteligência.

Em 2021, a CIA realizou cerca de 4. 000 buscas… enquanto o FBI realizou 3. 394. 053. Ele pode utilizar os dados recolhidos para outros fins que não aqueles que motivaram os seus pedidos.

Tradução
Alva