Publicamos aqui a Nota do Ministério da Inteligência israelita (israelense-br) estudando três opções para o futuro de Gaza. Ela foi redigida sob a autoridade da Ministro Gila Gamliel. Intitula-se Alternativas a uma directiva política para a população civil em Gaza . Ela preconiza a expulsão dos 2,2 milhões de Gazenses para o Sinai egípcio.

O Ministério da Inteligência é um órgão de reflexão e previsão. Ele não tem autoridade sobre as agências de Inteligência, mas apoia-se nestas.

O Documento foi transmitido a alguns participantes da Conferência do Cairo sobre a questão Palestiniana. Retrospectivamente, compreende-se agora porque é que os Chefes de Estado árabes não pararam de se referir à Resolução da Liga Árabe de 1969 equiparando a transferência dos Palestinianos à liquidação do seu combate e condenando-a.

As três opções são:
 A manutenção da população gazense sob a tutela da Autoridade Palestiniana;
 A manutenção da população gazense sob uma autoridade local;
 A expulsão da população gazense para o Sinai egípcio.

Cada opção é estudada sob três pontos de vista:
 A sua viabilidade;
 A sua legitimidade (NB : Em nenhum momento esta Nota faz referência ao Direito Internacional);
 E a sua influência ideológica.

A terceira opção é apresentada como « uma vitória clara de Israel, restaurando a dissuasão de todo o Ocidente que foi prejudicada pelo ataque contra Israel ».

O Egipto deveria ser protegido da contaminação ideológica do Hamas instaurando uma zona de segurança no Sinai. Uma parte da população Gazense poderá ser deslocada para a Grécia, para Espanha, para Marrocos, para a Líbia, para a Tunísia e para o Canadá.

Uma vez a população civil evacuada para o Egipto, as Forças de Defesa Israelitas (FDI) poderão dar combate aos terroristas nas ruínas de Gaza.

Uma campanha de comunicação deverá ser levada a cabo para convencer os Gazenses que Alá decidiu que eles perderam as suas terras e jamais as recuperarão por causa dos crimes do Hamas.

Nós não temos a possibilidade de autenticar este documento, mas as organizações pacifistas israelitas consideram-no como tal. Ele corresponde obviamente à actual estratégia do Exército israelita.

titre documents joints