• O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, demitiu o Secretário-geral do Conselho de Defesa e da Segurança Nacional, Oleksiy Danilov. Ele poderá vir a ser nomeado embaixador na Noruega.

Avô da cantora Masha Danilova [1], Oleksiy Danilov não parou de exigir que a União Europeia desse todas as suas armas pesadas à Ucrânia para lutar contra a Rússia. Segundo ele, os Russos são «menos humanos» que os outros homens, porque são «asiáticos». Na semana passada, ele provocou um incidente diplomático gravíssimo com a China porque esta anunciara que não participaria na conferência de paz prevista para a Suíça se a Rússia não fosse convidada. Então dedicou-se a um jogo de palavras obsceno a partir do nome do enviado especial chinês, Li Hui.

Depois de ter agradecido ao Presidente Zelensky pelos anos passados à cabeça do Conselho de Defesa, declarou : «O monstro russo será destruído. Esta criatura fantástica morrerá e perecerá nas trevas da História. Isso será feito por um guerreiro ucraniano, por trás de quem está a nossa história, o nosso destino e a nossa missão : «ser uma espada na escuridão ; guarda na Muralha ; um escudo protegendo o reino do povo» (citação do fundador do nacionalismo integralista, Dmytro Dontsov).

• O Presidente Zelensky designou o seu adjunto, Oleksandr Lytvynenko, para o substituir. Este é igualmente um nacionalista integralista, Director do Instituto Nacional de Estudos Estratégicos e Director da Inteligência Estrangeira (S-RU). Desde 2009, ele desenvolve a teoria segundo a qual a Federação da Rússia tenta restabelecer o antigo Império Russo. Em nome disto alerta o Ocidente contra a Guerra Mundial que lhe move Vladimir Putin. No decurso dos últimos meses, ele denunciou um suposto plano do Kremlin, intitulado «Maidan-3», para derrubar o Presidente Zelensky. (cf. VAI 0552).

• Para além disto, segundo o Financial Times de 22 de Março, Washington pediu ao Serviço de Segurança da Ucrânia (SBU) e à Inteligência Militar Ucraniana (GUR) que não atacassem mais as infra-estruturas energéticas russas.

Em plena campanha eleitoral presidencial, a equipa de Joe Biden teme um aumento dos preços mundiais do petróleo.

• Por fim, e por outro lado, a porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros russo, Maria Zakharova, acusou a França de colocar espiões no Cáucaso. Segundo ela, Paris tudo teria feito para fazer falhar os acordos de paz entre a Arménia e o Azerbaijão.

Tradução
Alva