Rede Voltaire

Abertura de uma representação oficial dos Talibãs no Catar

+

Os talibãs abriram oficialmente um escritório em Doha, a capital do Catar. É a primeira representação oficial dos talibãs que abre fora do Afeganistão desde o ano 2001.

Em Julho de 2001, os Estados Unidos romperam as suas negociações petrolíferas com os talibãs em Berlim e anunciaram a guerra contra o Afeganistão. Em Agosto do mesmo ano, Washington e Londres enviaram tropas para o Golfo de Omã. Em Setembro, foi assassinado o líder tadjique Ahmed Massud. O então presidente norte- americano George W. Bush acusou posteriormente os talibãs de dar abrigo e protecção aos responsáveis dos atentados de 11 de Setembro. Em Outubro, os Estados Unidos e o Reino Unido atacaram o Afeganistão em «legítima defesa».

A abertura desta representação talibã no Catar é o resultado de uma negociação entre o Paquistão, o Afeganistão e o Catar concluída a 2 de Abril de 2013. Durante estas conversações os talibãs estiveram representados pelo religioso paquistanês Maulana Fazlur Rehman (na foto).

Tradução
Alva

Rede Voltaire

Voltaire, edição internacional

Este artigo encontra-se sob licença creative commons

Poderá reproduzir livremente os artigos da Rede Voltaire desde que cite a fonte, não modifique o conteúdo e não os utilize para fins comerciais (licença CC BY-NC-ND).

Apoiar a Rede Voltaire

Utilizando este site poderá encontrar análises de elevada qualidade que o ajudarão a formar a sua compreensão do mundo. Para continuar com este trabalho necessitamos da sua colaboração.
Ajude-nos através de uma contribuição.

Como participar na Rede Voltaire?

Os participantes na rede são todos voluntários.
Autores: diplomatas, economistas, geógrafos, historiadores, jornalistas, militares, filósofos, sociólogos ... poderá enviar-nos seus artigos.
Tradutores de nível profissional: pode participar na tradução de artigos.