Rede Voltaire
Investigações, análises de fundo, sínteses originais
 
 
 
«Sob os nossos Olhos»
François Hollande revela-se
por Thierry Meyssan
 
 
 
 
 
 
Em 1992, os Estados Unidos tentaram esmagar militarmente a Transnístria Tiraspol (Transnistrie) | 21 de Março de 2014
No meio da confusão do desmembramento da URSS e das proclamações de independência dos Estados soviéticos, os meios de difusão deram muito pouca atenção à da Transnístria. Isto levou a que os Estados Unidos, ansioso por consolidar a sua própria influência, se opusesse ao reconhecimento da Transnístria por parte da ONU, e que Washington tratasse, inclusive, de esmagá-la dando o seu apoio a uma invasão romeno-moldava através do rio Deniestre. Os americanos cometeram, no entanto, um grave erro ao subestimar os generais de Moscovo que se opunham a Boris Yeltsin. Utilizando os meios do 14o Exército russo, estacionado na própria Transnístria, esses generais tornaram possível a vitória da resistência popular dirigida pelo presidente da Transnístria (também conhecida como Pridnestrovia), Igor Smirnov. Este artigo refere acontecimentos, não divulgados, que permitiram atingir o status quo que as discussões sobre o status do Kosovo, e a retirada russa do CFE, puseram novamente sobre o centro (...)
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Sarin de quem?
por Seymour M. Hersh
Sarin de quem? Nova lorque (Estados Unidos) | 16 de Fevereiro de 2014
Em Agosto-Setembro de 2013, Barack Obama, François Hollande e David Cameron acusavam a Síria de ter massacrado 1 400 opositores na periferia de Damasco. Denunciando a ultrapassagem de uma linha vermelha, eles anunciaram a prepararação de uma expedição punitiva contra o regime criminoso. Pouco depois Londres retirou-se, depois Washington, e no final Paris. Retomando a análise destes eventos, Seymour Hersh mostra que o presidente Obama ignorava tudo acerca do que realmente se tinha passado, que ele navegava ao sabor do vento, e que mentiu quando pretendia deter provas da culpabilidade da Síria.
Este artigo excepcional foi encomendado pelo (jornal-ndT) New Yorker, que o recusou, depois apresentado ao Washington Post que o recusou, para ser finalmente publicado no Reino Unido pela London Review of (...)