Segundo um estudo realizado por Jackson Jr., Robert J. e Mitts, Joshua, intitulado Trading on Terror? , investidores não-identificados apostaram numa queda das ações israelitas(israelenses-br) de curto prazo em Wall Street, no mês precedente ao ataque da Resistência Palestiniana [1].

A MSCI gere fundos negociados em bolsa (Exchange-traded fund). Um deles diz respeito ao conjunto de empresas israelitas. É possível apostar por uma subida ou por baixa. Foram registadas 227. 000 apostas de baixa de ações de curto prazo, em comparação com apenas alguns milhares por dia normalmente, 5 dias antes do ataque do Hamas .

Durante os 20 dias seguintes ao ataque, estas ações perderam em média 17,5% do seu valor. Uma actividade menor ocorreu no dia 3 de Abril, data da demissão do Ministro da Defesa, Yoav Gallant. No entanto, nessa altura, o grande público ignorava que ele tinha sido demitido por alertar os seus colegas ministros quanto a um eminente ataque do Hamas.

Os investidores que, portanto, ganharam uma fortuna no dia 7 de Outubro, estão necessariamente próximos dos organizadores do ataque. Um fenómeno idêntico foi observado durante os atentados de 11 de Setembro de 2001 nos Estados Unidos : alguns investidores haviam apostado no colapso das companhias de aviação atingidas pelos atentados e no do gestor do World Trade Center. A Comissão de Valores Mobiliários dos EUA ( U.S. Securities and Exchange Commission ) identificara-os, mas não divulgou os seus nomes, nem lançou quaisquer processos de acusação.

Tradução
Alva

[1Trading on Terror ?, Jackson, Jr., Robert J. & Mitts, Joshua, Decembre 3, 2023.