O Gabinete Federal de Investigação(em Inglês, Federal Bureau of Investigation-ndT) (FBI), cujo objectivo era até aqui, prioritáriamente, o de aplicar a lei, quer dizer de lutar contra o crime, oficialmente mudou. Trata-se agora de garantir a segurança nacional dos Estados Unidos.

Criado inicialmente para averiguar os litígios relativos ao comércio entre Estados, no conjunto do país, o FBI tornou-se, durante as duas guerras (mundiais-ndT), ao mesmo tempo tanto uma polícia judiciária de alto nível, integrando um laboratório de polícia cientifica, como um serviço de contra-espionagem e uma polícia política encarregue de investigação preventiva acerca das opiniões(políticas-ndT) dos cidadãos.

Agora, após a adopção do USA Patriot Act (2001) (Lei Patriota, após o 11 de setembro-ndT), a actividade principal do FBI é a de uma polícia política: coligir informações e fichar os cidadãos. A Agência dispõe, nomeadamente, do direito a forçar qualquer pessoa ou entidade a fornecer-lhe informações sobre terceiros, à revelia destes, sem controlo judiciário. Reivindicando esta evolução, o FBI acaba de modificar o seu formulário de apresentação.

Tradução
Alva