O Likud e Israel Beytenou apresentaram no Knesset um projecto de lei visando que o Estado de Israel se comprometa a promover a criação de um Estado Curdo, à escolha, quer no território Turco, Sírio ou Iraquiano.

Durante a Guerra Fria, Israel fizera uma aliança com os Curdos iraquianos e promovera Mustafa Barzani ao posto de oficial da Mossad. Por outro lado, eles tinham combatido os Curdos turcos, incluindo aqueles refugiados na Síria, e participaram no rapto de Abdullah Öcalan.

Em 2017, Israel foi o único Estado a reconhecer o referendo de independência do Curdistão Iraquiano. Benjamin Netanyahu prometera a Massoud Barzani transferir para lá 200.000 israelitas (israelenses-br) e instalar baterias de mísseis apontadas ao Irão e à Síria.

Os Curdos são um povo nómada só recentemente sedentarizado. Criar um Curdistão apenas poderá ser legítimo num território no qual eles sejam maioritários. Expulsar pessoas não-Curdas para criar um Curdistão independente apenas poderá levar a uma situação conflituosa, comparável à criação de Israel às custas da expulsão das populações árabes da Palestina.

Tradução
Alva