Em 19 e 20 de Junho de 2023, colonos israelitas na Cisjordânia incendiaram campos e casas, apedrejaram viaturas e vandalizaram lojas palestinianas ao longo da estrada 60.

Dois Palestinianos, membros do Hamas, atacaram colonos israelitas numa estação de serviço, fazendo quatro mortos e quatro feridos. Um dos assaltantes foi morto por um Israelita, e o outro foi abatido pelo Exército israelita algumas horas mais tarde.

Cerca de 400 colonos israelitas atacaram então a aldeia palestiniana de Turmus Aya, em 21 de Junho, queimando uma trintena casas e umas sessenta viaturas.

Igualmente na estrada 60 outros colonos haviam já, em 26 de Fevereiro, na presença do Exército israelita, destruído a aldeia de Huwara, causando 400 feridos e um morto. Este pogrom anti-árabe foi incentivado pelas declarações dos actuais Ministro das Finanças (Fazenda-br), Bezalel Smotrich, e do Ministro da Segurança Nacional, Itamar Ben-Gvir, ambos partidários da supremacia judaica. Uma polémica opusera já Washington e Telavive no seguimento da qual o governo de coligação (coalizão-br) israelita assumira o compromisso de que isto não se repetiria.

Tradução
Alva