O Hamas detém um stock (estoque-br) de armas ocidentais que tinham sido fornecidas à Ucrânia. Ignora-se como elas lhes chegaram as mãos.

O estudo dos vídeos do Hamas é claro. A organização dispõe de lança-mísseis anti-tanque FGM-148 Javelin (fabrico nos EUA) e NLAW (de fabrico sueco) e de lança-foguetes AT4 (de fabrico sueco ou dos EUA).

Israel deve contar com pesadas perdas se enviar o seu Exército terrestre para o terreno em Gaza. O Estado-Maior israelita já confirmou que um dos seus oficiais fora morto por estas armas, durante um reconhecimento em Gaza.

Além disso, o Hezbolla utiliza-as, a título preventivo, na fronteira líbano-israelita.

Em Agosto de 2021, a Newsweek revelou que um Il-76 havia desembarcado em Teerão um carregamento de US$ 100 milhões de dólares de armas ocidentais. Pensava-se na altura que a Rússia fornecia cópias de armas ocidentais ao Irão a fim de que o seu exército as copiasse. Pode ter acontecido que elas tenham acabado nas mãos do Hamas. O Pentágono desmentiu isso. Falando mais seriamente, o Exército ucraniano é tão corrupto que é fácil comprar-lhe armas. Estas podem transitar pelo Mar Negro, sem a ajuda da Rússia, nem do Irão.

Tradução
Alva