Estamos envolvidos em duas guerras, na Europa e no Médio-Oriente, que têm consequências cada vez mais graves nas nossas condições de vida e na nossa segurança.

Na frente europeia, em Setembro de 2022, foi realizado aquilo que o Wall Street Journal chama « um dos maiores actos de sabotagem na Europa desde a Segunda Guerra Mundial » : os Estados Unidos, ajudados pela Noruega e pela Polónia, fizeram explodir o Nord Stream, o principal gasoduto que transporta gás russo barato para a Alemanha e, de lá, para outros países europeus. A dinâmica desta acção de guerra foi reconstituída, com base em provas precisas, pelo jornalista norte-americano Seymour Hersh e por uma investigação alemã.

O Secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, qualificou o bloqueio do Nord Stream como «uma enorme oportunidade estratégica para os próximos anos » e salientou que « os Estados Unidos se tornaram o maior fornecedor de gás natural liquefeito da Europa [entender : da União Europeia] », um gás que nós, Europeus, pagamos muito mais caro do que o gás que costumávamos importar da Rússia.

Ao mesmo tempo, os Estados Unidos repercutem sobre a União Europeia o enorme custo da guerra levada a cabo pela OTAN na Ucrânia contra a Rússia. A Comissão Europeia abre a via para a entrada iminente da Ucrânia na UE, tendo como consequência que serão os cidadãos europeus quem pagará o enorme défice da Ucrânia.

Na frente do Médio-Oriente, a União Europeia apoia a guerra através da qual Israel, com o apoio dos Estados Unidos e da OTAN, ataca a Palestina e alimenta um conflito regional, visando nomeadamente o Irão. A Itália, ligada a Israel por um pacto militar desde 2004, forneceu os aviões de combate nos quais se treinam os pilotos israelitas que bombardeiam Gaza causando massacres de civis, e apoia as Forças Armadas israelitas de diversas maneiras. Por outro lado, o Primeiro-Ministro israelita, Benjamin Netanyahu, prometeu à Primeiro-Ministro italiana, Giorgia Meloni, que a Itália se tornaria uma placa giratória da energia a fim de encaminhar o gás que Israel enviará para a Europa através do gasoduto EastMed.

A parte do campo de gás offshore, do qual Israel reivindica propriedade exclusiva, está em grande parte situado nas águas territoriais do território palestiniano de Gaza e da Cisjordânia. Através do gasoduto EastMed, Israel exportará, portanto, gás natural palestiniano, que capturou pela força militar, para Itália e para a UE.

Tradução
Alva