Por ocasião do golpe de Estado na Ucrânia surge o facto que várias associações da oposição pró-americana (pró-estadounidense-Br) foram co-financiadas pelo Departamento de Estado e pelo multimilionário irano-franco-americano Pierre Omidyar, fundador do Ebay.

O senhor Omidyar fez chegar vários centos de milhares de dólares às associações New Citizen, Chesno, Center UA e Stop Censorhip.

No entanto, a 19 de dezembro de 2013, Pierre Omidyar anunciou que estava pondo 50 milhões de dólares à disposição de Glenn Greenwald, Laura Poitras e Jeremy Scahill para a criação de um meio eletrónico de imprensa, destinado a revelar o aparelho de ciber-controlo da população montado pelo governo dos Estados Unidos, e à exploração da informação proporcionada por Edward Snowden.

No sítio web The Intercept, apresentado como o prelúdio do novo meio de comunicação, actualmente em processo de organização, Glenn Greenwald insiste em que o senhor Omidyar não tem interferência no que ele publica. Independentemente disso, a inesperada generosidade do multimilionário faz pensar que o Departamento de Estado esperava controlar assim os jornalistas metediços.

Pierre Omidyar co-funded Ukraine revolution groups with US government, documents show” (inglês- Documentos provam que Pierre Omidyar co-fundou grupos revolucionários da Ucrânia junto com governo dos E.U.-ndT) , por Mark Ames, Pando, 28 Fevereiro de 2014.

Tradução
Alva