Rede Voltaire

O jogo duplo do multimilionário Pierre Omidyar

+

Por ocasião do golpe de Estado na Ucrânia surge o facto que várias associações da oposição pró-americana (pró-estadounidense-Br) foram co-financiadas pelo Departamento de Estado e pelo multimilionário irano-franco-americano Pierre Omidyar, fundador do Ebay.

O senhor Omidyar fez chegar vários centos de milhares de dólares às associações New Citizen, Chesno, Center UA e Stop Censorhip.

No entanto, a 19 de dezembro de 2013, Pierre Omidyar anunciou que estava pondo 50 milhões de dólares à disposição de Glenn Greenwald, Laura Poitras e Jeremy Scahill para a criação de um meio eletrónico de imprensa, destinado a revelar o aparelho de ciber-controlo da população montado pelo governo dos Estados Unidos, e à exploração da informação proporcionada por Edward Snowden.

No sítio web The Intercept, apresentado como o prelúdio do novo meio de comunicação, actualmente em processo de organização, Glenn Greenwald insiste em que o senhor Omidyar não tem interferência no que ele publica. Independentemente disso, a inesperada generosidade do multimilionário faz pensar que o Departamento de Estado esperava controlar assim os jornalistas metediços.

Pierre Omidyar co-funded Ukraine revolution groups with US government, documents show” (inglês- Documentos provam que Pierre Omidyar co-fundou grupos revolucionários da Ucrânia junto com governo dos E.U.-ndT) , por Mark Ames, Pando, 28 Fevereiro de 2014.

Tradução
Alva

Rede Voltaire

Voltaire, edição internacional

Este artigo encontra-se sob licença creative commons

Poderá reproduzir livremente os artigos da Rede Voltaire desde que cite a fonte, não modifique o conteúdo e não os utilize para fins comerciais (licença CC BY-NC-ND).

Apoiar a Rede Voltaire

Utilizando este site poderá encontrar análises de elevada qualidade que o ajudarão a formar a sua compreensão do mundo. Para continuar com este trabalho necessitamos da sua colaboração.
Ajude-nos através de uma contribuição.

Como participar na Rede Voltaire?

Os participantes na rede são todos voluntários.
- Tradutores de nível profissional: pode participar na tradução de artigos.

A invasão turca do Rojava
Tudo o que vos escondem sobre a operação turca «Fonte de Paz» (3/3)
A invasão turca do Rojava
Thierry Meyssan
O Curdistão, imaginado pelo colonialismo francês
Tudo o que vos escondem sobre a operação turca «Fonte de Paz» (2/3)
O Curdistão, imaginado pelo colonialismo francês
Thierry Meyssan
O acordo Hmeimim
O acordo Hmeimim
Rede Voltaire
 
A NATO por trás do ataque turco à Síria
A NATO por trás do ataque turco à Síria
Manlio Dinucci, Rede Voltaire
 
A genealogia da questão curda
Tudo o que vos escondem sobre a operação turca «Fonte de Paz» (1/3)
A genealogia da questão curda
Thierry Meyssan, Rede Voltaire