Durante a recepção do Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, no Parlamento Federal canadiano (canadense-br), o Presidente da Assembleia, Anthony Rota, apresentou um veterano sentado nos bancos do público.

« Eu tenho muito orgulho em dizer que ele originário de North Bay e da minha circunscrição de Nipissing-Timiskaming. É um herói ucraniano, um herói canadiano, e agradecemos-lhe por todo o seu serviço ». Ele precisou que tinha combatido pela Primeira Divisão Ucraniana. O Presidente Zelensky brandiu então o punho, com um sorriso nos lábios.

Este veterano é Yaroslav Hunk (98 anos). Ele combateu pela Primeira Divisão Ucraniana, mais conhecida sob o nome de Divisão SS Galicia. Ele participou em inúmeros massacres de civis, ucranianos, judeus, polacos e eslovacos.

Após a cerimónia, várias organizações judaicas, entre as quais o Centro de Amigos de Simon Wiesenthal, emitiram protestos veementes.

Memorial da Divisão SS Galicia, erguido em Edmonton (Canadá) por Halyna Chomiak, mãe da actual Vice Primeira-Ministra canadiana, Chrystia Freeland.

Um monumento em Edmonton que homenageia os heróis da Divisão SS Galicia foi vandalizado.

O Primeiro-Ministro canadiano William Mackenzie King durante a visita oficial ao seu amigo o Chanceler Adolf Hitler.

O Primeiro-Ministro canadiano William Lyon Mackenzie King, amigo pessoal de Adolf Hitler, abrigou muitos criminosos de guerra no final da Segunda Guerra Mundial, entre os quais Dmitry Dontsov, o fundador do nacionalismo ucraniano integralista. Dontsov, que não foi julgado em Nuremberga, foi um dos principais organizadores da “solução final” das questões cigana e judaica enquanto administrador do Instituto Reinhard Heydrich. O seu braço «executivo», Stepan Bandera, veio visitá-lo em toda legalidade ao Canadá. Depois, o Primeiro-Ministro nazi Yaroslav Stetsko foi recebido triunfalmente em Winnipeg.

Diploma de cidadão honorário da cidade de Winnipeg concedido, em 22 de Outubro de 1966, ao Primeiro-Ministro nazi ucraniano Yaroslav Stetsko.

A actual Vice Primeira-ministro, Chrystia Freeland, neta de Michael Chomiak, editor do principal jornal nazi da Europa Central, trabalhou para um grupo de criminosos de guerra reescrevendo a história da Ucrânia (Encyclopedia of Ucraine), fazendo crer que os nacionalistas integralistas ucranianos jamais colaboraram com os nazis.

Chrystia Freeland, actual Vice Primeira-Ministro canadiana, e Volodymyr Zelensky.

Para saber mais :
 “Quem são os nacionalistas integralistas ucranianos ?”, Thierry Meyssan, Tradução Alva, Rede Voltaire, 17 de Novembro de 2022.
 “O Canada e os banderistas”, Thierry Meyssan, Tradução Alva, Rede Voltaire, 10 de Maio de 2022.

Tradução
Alva