No Canadá, o Facebook investiu, por meio de seu programa News Innovation Test, para ajudar o Primeiro-Ministro Justin Trudeau no período eleitoral. Ele assinou, em Julho de 2021, um acordo de apoio com a Black Press Media, Glacier Media e The Globe and Mail. A quantia alocada aos quatorze média (mídia-br) canadianos é de US $ 8 milhões de dólares.

Na Argentina, o Facebook assinou, em Agosto de 2021, um acordo com mais de 150 jornais nacionais e locais. Trata-se de garantir que o Presidente peronista, Alberto Fernandez, não difunda notícias falsas durante as eleições locais e legislativas. A soma alocada aos média argentinos é de US $ 1,5 milhão de dólares.

No Brasil, o Facebook assinou, em Setembro de 2021, um acordo com cerca de 20 grandes média opostos ao Presidente Jair Bolsonaro. Trata-se para a empresa norte-americana de lutar contra as « notícias falsas » (fake-news) e de difundir informações de « qualidade » no período de campanha eleitoral presidencial. A soma destinada aos meios de comunicação brasileiros é de 2,6 milhões de dólares.

No decurso dos últimos anos, o Facebook investiu mais de US $ 600 milhões de dólares para formar jornalistas e apoiar os média um pouco por todo o mundo. Ele prevê gastar ainda mais US $ mil milhões ( um bilhão-br) de dólares por esta causa.

Tradução
Alva