Segundo o Ministério da Defesa russo, em 17 de Janeiro de 2024, a aviação russa disparou dois mísseis de alta precisão contra um edifício militar em Kharkiv/Kharkov, a antiga capital soviética da Ucrânia, no período entre as duas guerras.
O edifícío foi completamente destruído. O alvo abrigava «mercenários estrangeiros», sobretudo franceses. Cerca de sessenta corpos foram encontrados, enquanto 20 pessoas foram hospitalizadas.
O Ministério precisou que cerca de 2. 000 «mercenários estrangeiros» permaneciam na Ucrânia.

Segundo o Chefe da polícia regional, o Ucraniano Vladimir Tymoshko, o edifício não era militar, mas exclusivamente civil. «Trata-se de um genocídio», declarou ele.

Segundo o Presidente francês, Emmanuel Macron, Paris não pode « permitir à Rússia ganhar » na Ucrânia. Ele comprometeu-se a enviar 40 mísseis de cruzeiro SCALP e «centenas de bombas » a Kiev.

Em 18 de Agosto de 2023, o antigo Chefe de Estado-Maior francês, Jean-Louis Georgelin, teria morrido durante uma caminhada em Bordes-Uchentein (Ariège). Foi-lhe dedicado um funeral nacional. No entanto, o seu corpo nunca foi exposto. Na realidade, ele teria morrido durante um bombardeamento na Ucrânia.

Tradução
Alva