A seguir, na íntegra, o texto do comunicado do Ministério do Interior de Cuba:"

Em horas da madrugada desta quinta-feira 3 de maio de 2007, foram capturados dois indivíduos quando tentaram apoderar-se de uma aeronave civil com o objetivo de trasladar-se para os Estados Unidos.

Para concretizar seu propósitos seqüestraram um ônibus urbano, tomaram como reféns vários passageiros e irromperam com dito veículo no Terminal # 1 de vôos nacionais do aeroporto "José Martí", onde penetraram em um avião ali estacionado, sem tripulantes, nem passageiros.

Já dentro da aeronave, os assassinos deram morte a um dos reféns, o tenente-coronel das Forças Armadas Revolucionárias (FAR) Víctor Ivo Acuña Velázquez, que apesar de estar desarmado tentou, heroicamente, evitar que fosse cometido o ato terrorista.

A ação efetiva e coordenada das forças da ordem pública permitiu frustrar o propósito dos seqüestradores e preservar a vida do resto dos reféns.

Os delinqüentes capturados são os dois últimos autores que permaneciam fugitivos desde o passado 29 de abril, depois de assassinar o soldado do Serviço Militar Ativo Yoendris Gutiérrez Hernández, no momento em que estava de plantão, como sentinela da unidade das FAR e ferir outro combatente.

Nessa ocasião estes indivíduos, que cumpriam também com o Serviço Militar na própria unidade, fugiram com dois fuzis AK, razão pela que foi desenvolvido um intenso operativo e foram adotadas medidas dirigidas a evitar novas vítimas.

As autoridades contaram em todo momento com o mais decidido apóio da população da zona, o que facilitou capturar com anterioridade outro dos envolvidos nos fatos, que revelou que o propósito era abandonar o país de forma ilegal.

Novamente tornou-se evidente o caráter criminoso da chamada Lei de Ajuste Cubano, que alenta ações vandálicas e delitivas.

Sobre as máximas autoridades dos Estados Unidos cai a responsabilidade por estes novos crimes, que se somam a uma longa lista de atos de terrorismo dos que Cuba tem sido vítima durante quase meio século.

Ministério do Interior de Cuba

Fonte
Agence Cubaine de Nouvelles

Agência Cubana de Notícias