A seguir, na íntegra, o texto do comunicado do Ministério do Interior de Cuba:"

Em horas da madrugada desta quinta-feira 3 de maio de 2007, foram capturados dois indivíduos quando tentaram apoderar-se de uma aeronave civil com o objetivo de trasladar-se para os Estados Unidos.

Para concretizar seu propósitos seqüestraram um ônibus urbano, tomaram como reféns vários passageiros e irromperam com dito veículo no Terminal # 1 de vôos nacionais do aeroporto "José Martí", onde penetraram em um avião ali estacionado, sem tripulantes, nem passageiros.

Já dentro da aeronave, os assassinos deram morte a um dos reféns, o tenente-coronel das Forças Armadas Revolucionárias (FAR) Víctor Ivo Acuña Velázquez, que apesar de estar desarmado tentou, heroicamente, evitar que fosse cometido o ato terrorista.

A ação efetiva e coordenada das forças da ordem pública permitiu
frustrar o propósito dos seqüestradores e preservar a vida do resto dos reféns.

Os delinqüentes capturados são os dois últimos autores que permaneciam fugitivos desde o passado 29 de abril, depois de assassinar o soldado do Serviço Militar Ativo Yoendris Gutiérrez Hernández, no momento em que estava de plantão, como sentinela da unidade das FAR e ferir outro combatente.

Nessa ocasião estes indivíduos, que cumpriam também com o Serviço Militar na própria unidade, fugiram com dois fuzis AK, razão pela que foi desenvolvido um intenso operativo e foram adotadas medidas dirigidas a evitar novas vítimas.

As autoridades contaram em todo momento com o mais decidido apóio da população da zona, o que facilitou capturar com anterioridade outro dos envolvidos nos fatos, que revelou que o propósito era abandonar o país de forma ilegal.

Novamente tornou-se evidente o caráter criminoso da chamada Lei de Ajuste Cubano, que alenta ações vandálicas e delitivas.

Sobre as máximas autoridades dos Estados Unidos cai a responsabilidade por estes novos crimes, que se somam a uma longa lista de atos de terrorismo dos que Cuba tem sido vítima durante quase meio século.

Ministério do Interior de Cuba

Fonte
Agence Cubaine de Nouvelles ">Agence Cubaine de Nouvelles

Agência Cubana de Notícias