Rede Voltaire

Confirma-se: SouthCom organizou o derrubamento do presidente hondurenho Zelaya

+

Na edição datada de 29 de Junho de 2009, Thierry Meyssan indicava que o SouthCom (Comando do Sul dos Estados Unidos) tinha organizado o derrubamento do presidente hondurenho Manuel Zelaya. [1] A edição francesa do artigo indicava na legenda de uma foto (que infelizmente não apareceu em algumas versões estrangeiras) que a base aérea americana de Soto Cano é dirigida pelo coronel Richard A. Juergens. Este teria, em 2004, supervisionado o derrubamento do presidente haitiano Jean-Bertrand Aristide num cenário idêntico.

Essas informações, bastante difundidas na imprensa internacional, foram desmentidas pelo Departamento de Estado que negou qualquer envolvimento dos Estados Unidos no golpe de estado militar. Ora, o plano de voo do avião que serviu para a expulsão do presidente Zelaya foi tornado público no dia 14 de Agosto de 2009 pelo presidente da Nicarágua Daniel Ortega. Este mostra que o avião descolou da base de Soto Cano (antigamente conhecido como Palmerola Air Base).

==

[1] « O SouthCom retoma o poder num estado membro da ALBA (Aliança Bolivariana para as Américas) », por Thierry Meyssan, Réseau Voltaire, 29 de Junho de 2009.

Rede Voltaire

Voltaire, edição internacional

Este artigo encontra-se sob licença creative commons

Poderá reproduzir livremente os artigos da Rede Voltaire desde que cite a fonte, não modifique o conteúdo e não os utilize para fins comerciais (licença CC BY-NC-ND).

Apoiar a Rede Voltaire

Utilizando este site poderá encontrar análises de elevada qualidade que o ajudarão a formar a sua compreensão do mundo. Para continuar com este trabalho necessitamos da sua colaboração.
Ajude-nos através de uma contribuição.

Como participar na Rede Voltaire?

Os participantes na rede são todos voluntários.
- Tradutores de nível profissional: pode participar na tradução de artigos.