As questões respeitantes ao urânio empobrecido (depleted uranium, DU) e à sua toxicidade transcenderam, nestes últimos anos, o âmbito da ciência. O autor trata da protecção radiológica desde há vinte anos e do urânio empobrecido desde 1999. Após uma experiência de publicação de documentos científicos em revistas académicas, actas de colóquios internacionais e conferências na Itália sobre DU, este artigo tenta estimar os possíveis impactos ambientais e sobre a saúde da utilização do urânio empobrecido na guerra da Líbia (2011).

Informações sobre a sua utilização tem aparecido nos media desde o princípio do conflito [1] . Em particular, foram utilizados mísseis Cruise desde os primeiros dias e mostraremos aqui que há a forte suspeita de que estes mísseis contenham Urânio Empobrecido tanto nos seus estabilizadores de voo como nas asas, ou como peso potenciador de energia cinética. Na última semana do conflito, aviões A-10 foram destacados e estes também são conhecido por utilizarem balas DU.

O ICBUW (International Council for the Ban of Uranium Weapons) tem tratado a fundo da questão [2] . Declarações da US Air Force de que os aviões A-10 não estão a utilizar balas DU serão adoptadas como hipótese de partida, sendo entretanto muito suspeitas uma vez que em todos os conflitos passados (Balcãs, Iraque, Afeganistão) aviões A-10 utilizaram amplamente munição DU. Outras armas suspeitas de também conterem DU, tais como os aviões AV-8B, são apontadas aqui, mas não consideradas nos cálculos e avaliações seguintes, os quais se centram amplamente nos mísseis Cruise.

Devido às suas características físicas únicas, particularmente a densidade que o torna um potenciador de massa extremamente conveniente (cerca de 19 kg/l), mas também o custo baixo (o custo de produção do DU é cerca de US$2 por kg) e a incomodidade de tratá-lo como resíduo radioactivo, o DU encontrou o seu caminho de utilização no campo militar.

Se for tratado adequadamente, a liga U-Ti (urânio-titânio) é um material muito eficaz para a construção de penetradores de energia cinética, balas de metal pesado que podem furar blindagens quando disparadas contra as mesmas em alta velocidade.

O processo de penetração pulveriza a maior parte do urânio que explode em fragmentos incandescentes (combustão violenta a quase 5000º C), quando atinge o ar do outro lado da blindagem perfurada, aumentando o efeito destrutivo. Esta propriedade, chamada "piroforicidade", é a característica, por exemplo, do enxofre em fósforos. Assim, além da alta densidade do DU, a piroforicidade também faz dele um material de grande interesse para estas aplicações, em particular como arma incendiária (API: Armour Piercing Incendiary).

Finalmente, na fase de impacto sobre o objectivo, a dureza relativa do DU (em liga com o titânio) proporciona ao projéctil a capacidade de auto-afiação: por outras palavras, o projecto não se "achata" contra a blindagem a ser rompida, formando uma "cabeça chata" – como por exemplo um projéctil de chumbo – mas mantém o seu perfil afilado até a fragmentação completa, sem portanto perder as propriedades de penetração.

No campo de batalha, o DU certamente foi utilizado na Guerra do Golfo de 1991, durante os bombardeamentos da NATO/ONU sobre a República Sérvia da Bósnia em Setembro de 1995, contra a Jugoslávia na Primavera de 1999; neste século, durante o ataque ao Afeganistão e a seguir, mais uma vez, no Iraque em 2003.

A utilização de dispositivos com DU em guerras na Somália, Bósnia central e Europa central e do Leste (especialmente grandes áreas em torno de Sarajevo) na década de 1990, na Palestina e campos de tiro da responsabilidade de forças militares da NATO, ainda está incompletamente documentada. [3]

Clique para ampliar. Dentre as armas que utilizam DU, incluímos também o míssil Tomahawk Cruise, cuja utilização durante a guerra balcânica da Primavera de 1999, embora não reconhecida pela NATO foi confirmada por descobertas no sítio e fontes da União Europeia. [4]

Por outro lado, no Decálogo entregue a todos os soldados enviados para o Kosovo em 1999, havia recomendações a serem seguidas ao pé da letra declarando a presença de urânio empobrecido no território e particularmente em mísseis Tomahawk Cruise. A introdução diz o seguinte:

"Os veículos e materiais do exército sérvio no Kosovo podem ser uma ameaça à saúde de soldados e civis que lhes forem expostos. Os veículos e equipamento encontrados destruídos, danificados ou abandonados devem ser inspeccionados e manuseados só por pessoal qualificado. Os perigos decorrem do urânio empobrecidos resultantes de danos provocados pela campanha de bombardeamento da NATO relativos a veículos atingidos directa ou indirectamente. Além disso, os colimadores contendo trítio e os instrumentos e indicadores podem ser tratado com pintura radioactiva, perigosa para aqueles que tiveram acesso aos meios de inspeccioná-los. "Aqui estão dicas sobre como evitar a exposição ao urânio empobrecido. Textualmente: "Evitar qualquer meio ou material suspeito de ter sido atingido por munições contendo urânio empobrecido ou mísseis Tomahawk Cruise. Não apanhar ou colectar munições com DU encontradas no chão. Informe o seu comandante imediatamente acerca da área que sente estar contaminada. Demarque sempre a área como contaminada se encontrar material no sítio. Se estiver numa área contaminada, pelo menos use uma máscara e luvas. Garanta boa higiene pessoal. Lave frequentemente o corpo e as roupas".

As avaliações da quantidade de DU utilizado em mísseis de cruzeiro variam muito. Em particular, elas variam conforme as diferentes fontes, incluindo valores em torno dos 3 kg mas podendo chegar a cerca de 400 kg. Na nota [5] há uma compilação de diferentes fontes disponíveis a este respeito, muito importantes para a estimação do impacto ambiental.

As previsíveis declarações oficiais de negação da presença de urânio nestes mísseis chocam-se com as publicações acima, bem como com fontes de origem militar [6] .

Esta ampla variabilidade nos dados pode ser explicada facilmente. Alguns mísseis Cruise têm a sua cabeça lastreada com urânio empobrecido, outras não. Mesmo estas outras, contudo, ainda que não tenham uma ogiva com urânio empobrecido, trazem-no nas asas como estabilizador de voo.

Assim, podemos definir dois casos

CASO PIOR: Cruise com urânio na ogiva. Assuma 440 kg de DU.
CASO MELHOR: Cruise sem urânio na ogiva. Assuma 3 kg de DU nas asas.

Cálculo do impacto ambiental e seus efeitos na saúde

Na vasta literatura sobre urânio empobrecido vista pelo autor [7] , o problema já examinado foi o cálculo da contaminação do urânio devido a mísseis de cruzeiro, particularmente aqueles lançados na Bósnia em 1995. O estudo também pode ser encontrado na Internet, bem como a revista científica "Tribuna Biologica e Medica" (Biological and Medical Forum). [8] , [9] .

Retornando aos modelos utilizados no artigo acima mencionado, pode-se deduzir qual é o mecanismo de contaminação, no ponto de exposição e de inalação, com um cálculo destinado apenas a determinar se – pelo menos num caso realista – a relevância das doses permite ou não esquecer o problema.

Consideremos o impacto de um míssil Tomahawk Cruise que contém 3 kg (melhor caso), ou 400 kg (pior caso) de DU.

O impacto produz uma nuvem de fragmentos de várias dimensões, após violenta combustão a cerca de 5000º C. A poeira é, como mencionado, composta de partículas dimensionadas na amplitude [0,5 – 5] micron [NT 1] . A uma distância entre 500 e 1000 metros do impactos alguém pode respirar nuvens com uma densidade suficiente de doses significativas, consistentes de partículas tendo uma massa com cerca de 0,6 a cerca de 5 nanogramas [NT 2] . Foi feita uma estimativa utilizando o código GENII [10] para cálculos de dose e dispersão. Optámos por ignorar os efeitos do fogo, considerando apenas a exposição à inalação devida à simples libertação do material, sem considerar alguns factores que poderiam provocar acréscimo de exposição.

O grupo crítico, neste caso, é precisamente o das pessoas recobertas pela nuvem de pó após a explosão.

Depois de o míssil atingir o alvo, o pó pode incendiar-se, dispersar-se e ser oxidado no ambiente, conforme as estimativas que serão apresentadas neste trabalho.

Cerca de 70% do DU contido no míssil, o qual se supõe atingir sempre o alvo uma vez que é uma "arma inteligente", arde. Destes 70%, cerca de 50% são óxidos solúveis.

Todas as constituintes da poeira de óxido de DU cabem na categoria da pequena dimensão, ou seja, respiráveis, e do pó ultra-fino. Em particular, o diâmetro das partículas neste caso é mais fino do que o pó de urânio habitualmente encontrado na preparação de combustível nuclear nessa industria. Trata-se praticamente de pó incluído na amplitude [1-10] micron, com uma proporção significativa de partículas com um diâmetro inferior a um micron.

Quanto ao comportamento do pó de DU no corpo humano, a principal rota de contaminação é a inalação. Tal como mencionado, parte dos pós são solúveis e alguns são insolúveis nos fluidos corporais.

Dadas as características dos óxidos de DU de origem militar, deveria ser observado que elas têm diferentes comportamentos em relação ao pó de urânio industrial. Pode-se, contudo, assumir, de acordo com ICRP [11] , que cerca de 60% do pó inalado é depositado no sistema respiratório, o restante sendo re-exalado.

Pode-se assumir que cerca de 25% das partículas com diâmetro em torno de 1 micron são retidas nos pulmões por um longo período, ao passo que o resto é depositado no aparelho de respiração superior, passando então para o sistema digestivo e sendo portanto eliminado, enquanto pequenas partes vão acumular-se nos ossos.

Cerca de 25% das micro-partículas é mantida nos pulmões, cerca da metade do material comporta-se como classe M conforme o ICRP, a qual é vagarosamente solúvel em fluidos corporais, enquanto o resto é insolúvel.

Este tipo de comportamento e exposição não foi estudado em qualquer situação anterior de exposição a emissores alfa nos pulmões, descoberta em aplicações civis. O caminho da exposição é muito diferente daquelas sob as quais doses equivalentes de radiação lesiva foram derivadas.

Portanto não é inteiramente correcto – embora seja um ponto de referência de partida – utilizar aqui as avaliações de risco do ICRP, as quais foram derivadas dos dados de pó radioactivo e da exposição de mineiros em minas de urânio, nem tão pouco é correcto utilizar as correlações derivadas dos estudos epidemiológicos sobre a população altamente irradiada de Hiroshima e Nagasaki. Os padrões de protecção à radiação do ICRP são baseados nestas experiências e portanto podem subestimar o risco neste caso.

Prosseguindo para um outro tipo da toxicidade que se pode encontrar na radiação ionizante, também é plausível que:

- Dada a componente de pó fino e ultra-fino do DU de origem militar,

- Dada a bem conhecida toxicidade química do urânio,

a contaminação ambiental de pós oxidados de DU de origem militar têm tanto toxicidade química como radiológica: ela deve ser avaliada pelo efeito sinérgico destes dois componentes.

Por outras palavras, a radioactividade e a toxicidade química do DU poderiam actuar em conjunto para criar um efeito "cocktail" o qual, mais uma vez, aumenta o risco.

Devemos também enfatizar o facto de que o clima árido da Líbia favorece a dispersão no ar das partículas de urânio empobrecido, as quais podem ser inaladas por civis durante anos após a explosão. Não se trata de caso, por exemplo, nos Balcãs. O principal mecanismo de exposição a longo prazo refere-se à re-suspensão de pó e consequente inalação.

A metodologia e suposições deste modelo já foram publicadas em outros trabalhos referidos pelo autor [12] . Mencionaremos aqui apenas os refinamentos e alterações a respeito do modelo aplicado e já publicado, e em particular:

- O cálculo da dose ao longo de 70 anos e não mais de 50 anos, como recomendado pelo ICRP.

- Os dados disponíveis são utilizados para aproximar a distribuição da população em torno dos pontos de impacto, os quais também consideram a utilização das principais armas DU em áreas relativamente populosas da Líbia.

Os resultados do modelo podem ser resumidos como se segue:

- CEDE (collective effective dose equivalent): 370 mSvp e, 70 anos, para 1 kg de DU oxidado e libertado para o ambiente.

- CEDE máximo anual no primeiro ano (76 mSvp), seguido pelo segundo ano (47 mSvp) e terceiro (33 mSvp).

- Toda rota de exposição é através da inalação do pó. O órgão alvo é o pulmão (97,5% de contribuição para CEDE).

- Dentre os nuclídeos mais responsáveis, 83% do CEDE é constituído por U238 e 14% por U234.

Quanto à quantidade total de DU oxidado no ambiente, começamos a partir dos dados para esta avaliação encontrados na imprensa internacional: no primeiro dia de guerra, cerca de 112 mísseis Cruise atingiram o solo líbio [13]. Quantos mísseis serão disparados até o fim da guerra? Isso não se sabe, entretanto faremos uma avaliação considerando o disparo de 1000 mísseis. Em qualquer caso os valores são linearmente variáveis com a quantidade real de mísseis disparados, numa simples proporção.

Dada a extensão das operações militares, a ampla variedade de armas suspeitas de conterem DU, consideraremos que esta declaração estará do lado serguro.

Se todos os mísseis fossem "sem" DU, ainda assim haveria uma quantidade de:
1000 * 3 = 3000 kg = 3 toneladas de DU (melhor caso)

Se todos os mísseis estiverem a utilizar DU temos uma quantidade que sobe para;

400.000 kg = 400 toneladas de DU.

Comparem-se estes dados com as 10-15 toneladas de DU disparados no Kosovo em 1999 para avaliar a sua gravidade.

Assuma-se que cerca de 70% do DU incendeia-se e é liberdade para o ambiente, chegando-se então a estimativas da quantidade de óxidos de DU dispersos de cerca de 2,1 toneladas (melhor caso) e 280 toneladas (pior caso).

Isto portanto permite estimar uma CEDE (dose colectiva) para toda a população de:

· Melhor caso: 370 mSvp / kg * 2100 kg = 780 Svp

· Pior caso: 370 mSvp / kg * 280,000 kg = 104,000 Svp

Declaramos mais uma vez que isto não é inteiramente correcto – embora seja um ponto de partida de referência – para extrapolar as avaliações de risco a este tipo de poeira micro-radioactiva a partir dos padrões de protecção radioactiva do ICRP, os quais são aqueles adoptados pelo código GEN II.

Contudo, se aplicarmos aqui o coeficiente de 6% Sv-1 para o risco de cancro, obtemos:

· Melhor caso: cerca de 50 casos de cancro, a serem verificados em 70 anos.

· Pior caso: cerca de 6200 casos de cancro, a serem verificados em 70 anos.

Conclusões

Os riscos da exposição a urânio empobrecido da população da Líbia devido à utilização deste material na Guerra de 2011 foram avaliados com uma abordagem tão ampla quanto possível, tentando levar em conta alguns resultados recentes de estudos no campo.

Este tipo de exposição não foi estudado em qualquer situação anterior de exposição a emissores alfa dentro dos pulmões, encontrada em aplicações civis.

Contudo, a avaliação efectuada das doses e os riscos consequentes para ambas as situações (Cruise com ou sem urânio) permitem-nos extrair algumas conclusões:

No primeiro caso (o melhor), o número esperado de cancros é muito pequeno e absolutamente não relevante do ponto de vista estatístico. Esta dificuldade estatística – como é óbvio destacar – nada tem a ver com a aceitação desta prática, sua aceitação moral, ou ainda menos com alegações de um impacto menor ou mesmo da segurança desta prática.

No segundo caso (o pior), contudo, somos confrontados com um número de tumores da ordem dos milhares. Tal quantidade poderia ser facilmente detectada em estudos epidemiológicos e um tal número de baixas é, não há dúvida, bastante preocupante.

Deveria ser útil, portanto, que os exércitos que estão a bombardear a Líbia clarifiquem com provas, e não simples afirmações de conveniência, a presença ou ausência, e em que quantidades, de urânio nos seus mísseis e em outras armas.

No passado, houve negações "oficiais" da presença do urânio em mísseis Cruise, mas elas provinham da área militar: o autor vê, pelo menos, com alguma cautela a sua aceitação superficial.

Com base em dados disponíveis, estimativas sobre a tendência de casos de cancro na Líbia dos próximos anos em resultado desta prática são absolutamente injustificados e constituem uma preocupação. A discussão acerca do impacto relativo de cada uma das substâncias carcinogénicas utilizadas numa guerra (química, radioactiva, etc) parece – num certo nível – de pouca significância. Além disso, o autor coloca isto como uma reflexão final, tal discussão mostra pouco respeito pelo facto de que as baixas civis na Líbia que serão provocadas por este ataque excederão de longe qualquer montante que possa ser definido como "um preço razoável a pagar".

Finalmente, é importante coleccionar dados e investigações – e há muitas – no campo dos efeitos das "novas guerras" sobre a população e o ambiente. Devemos mostrar como armas modernas, de modo algum cirúrgicas e inteligentes, produzem danos inaceitáveis para a população que foi sujeita às guerras "humanitárias" a partir de 1991

Fonte
ComeDonChisciotte.org (Italie)">ComeDonChisciotte.org (Italie)

Tradução feita a partir da versão em inglês.

[1« Uranio impoverito nei Tomahawk sulla Libia », Contropiano, 2011.

[2A porta-voz da Força Aérea afirma que os A-10s não estavam carregados com munição DU, mas não descarta a sua utilização futura no conflito. 04/Abril/2011. Uma porta-voz da Força Aérea disse a um jornalista escocês que, em 2 de Abril, A-10s a combaterem na Líbia não têm estado a disparar munição DU. Contudo, ela recusou-se a dar quaisquer garantais acerca da utilização futura de DU, declarando que não queria "especular sobre o que pode ou não pode ser utilizado no futuro". A ICBUW apela aos EUA para que dêem uma garantia categórica, semelhante àquela dada pelo primeiro-ministro britânico David Cameron, de que armas contendo DU não têm lugar neste conflito. Uma declaração clara, abrangendo tanto os aviões A-10 como os AV-8B deveria ser emitida na primeira oportunidade. Se os EUA tomaram uma decisão estratégica de não equipar aviões estado-unidenses com munição DU neste conflito, isso é um passo progressivo. Contudo, na ausência de uma declaração pública de que tal decisão foi tomada, permanecem preocupações de que a porta tenha sido deixada aberta para a utilização futura de DU na Líbia. A ICBUW apela aos EUA para darem passos de um modo claro e transparente para garantir ao mundo que nenhum avião estado-unidense irá para o ar equipado com munição DU, e que os pilotos não serão autorizados a dispará-lo. Qualquer munição DU actualmente no teatro de guerra deveria ser separada e deixada sem utilização. Como a ICBUW mantém há muito, o DU não tem lugar em munições convencionais. A posição actual dos EUA afirma: se aviões estado-unidenses têm sido capazes de utilizar alternativas, não há razão porque alternativas não devessem ser encontradas para todas as munições contendo DU. Apelamos a todos os estados que actualmente as utilizam a removerem estas armas dos seus arsenais. Um passo urgente para proteger civis em áreas onde armas com DU já foram utilizadas é, para estados utilizadores, partilhar os dados alvejados com as autoridades dos estados afectado – uma medida apoiada por 148 estados na Assembleia Geral da ONU em Dezembro último, e contrariada por apenas quatro, incluindo os EUA, França e Reino Unido.

[3Zajic V.S., 1999. Review of radioactivity, « Military use and health effects of DU » ; Liolos Th. E.(1999), « Assessing the risk from the Depleted Uranium Weapons used in Operation Allied Forces », Science and Global Security, Volume 8:2, pp.162 (1999) ; Bukowski, G., Lopez, D.A. and McGehee, F.M., (1993) « Uranium Battlefields Home and Abroad : Depleted Uranium Use by the U.S. Department of Defense » March 1993, pp.166, published by Citizen Alert and Rural Alliance for Military Accountability.

[4Carta de Satu Hassi, ministro do Ambiente da Finlândia, a todos os ministros do Ambiente na Europa, declarando que a maioria dos 1500 mísseis disparados na Sérvia em 1995 tinha urânio empobrecido, cerca de 3 kg cada um.

[5Diferentes declarações acerca da presença de DU em mísseis Cruise Tomahawk: :
 « Known & suspected DU weapon systems » in « Depleted Uranium weapons 2001-2002 », (Téléchargement).
 « The use of depleted uranium bullets and bombs by NATO forces in Yugoslavia ». Nadir.org, décembre 1996.
 « Alcune testi e fatti sull’uranio impoverito, sul suo uso nei balcani, sulle conseguenze sulla laute di militari e popolazione », Comitato Scienziate e Scienziati contro la guerra, 9 janvier 2001.
 « Depleted Uranium Weapons & the New World Order, International Coalition toi Ban Uranium Waepons.
 « About 100 cruise missiles fired at targets in
Afghanistan (Interfax), « NATO using depleted uranium weapons » (Sunday Herald)
.
 « Pentagon Dirty Bombers: Depleted Uranium in the USA », Dave Lindorff, Atlantic Free Press, 28 octobre 2009.
 « Review of Radioactivity, Military Use, and Health Effects of Depleted Uranium », Vladimir S. Zajic, 1999.
 « Depleted uranium: Recycling death », Uranium medical research center, Progressive Review.
 « Radiation in Iraq Equals 250,000 Nagasaki Bombs », Bob Nichols, Online Journal, 3 août 2004.
 « Depleted uranium: ethics of the silver bullet », Iliya Pesic, Santa Clara University.

[6Enquanto a US Navy afirma que substituiu o projéctil MK149-2 Phalanx com um penetrador DU pelo projectil MK149-4 Phalanx com um penetrador de tungsténio (com o projéctil DU permanecendo no stock), novos tipos de munição DU estão a ser desenvolvidos para outros sistemas de armas, tais como os projécteis M919 para veículos de combate Bradley. O urânio empobrecido também é colocado nas extremidades dos mísseis de cruzeiros Tomahawh para ataque em terra (TLAM) durante testes de voo para proporcionar peso e estabilidade. O míssil TLAM tem um alcance de 680 milhas marítimas (1260 km) e é capaz de transportar uma ogiva convencional de 1000 libras (454 kg). As ogivas mais antigas eram envolvidas em aço. A fim de aumentar o alcance para 1000 milhas marítimas (1850 km), os mísseis de cruzeiro Tomahawk transportam uma ogiva mais leve de 700 libras (318 kg), a WDU-36, desenvolvida em 1993, a qual é encapsulada em titânio com uma extremidade de urânio empobrecido.

[7- M. Zucchetti, ’Measurements of Radioactive Contamination in Kosovo Battlefields due to the use of Depleted Uranium Weapons By Nato Forces’’, Proc. 20th Conf. of the Nuclear Societies in Israel, Dead Sea (Israel), dec. 1999, p.282.
 M. Cristaldi, A. Di Fazio, C. Pona, A. Tarozzi, M. Zucchetti “Uranio impoverito (DU). Il suo uso nei Balcani, le sue conseguenze sul territorio e la popolazione”, Giano, n.36 (sett-dic. 2000), pp. 11-31.
 M. Zucchetti, “Caratterizzazione dell’Uranio impoverito e pericolosità per inalazione”, Giano, n.36 (sett-dic. 2000), pp. 33-44.
 M. Cristaldi P. Angeloni, F. Degrassi, F. Iannuzzelli, A. Martocchia, L. Nencini, C. Pona, S. Salerno, M. Zucchetti. “Conseguenze ambientali ed effetti patogeni dell’uso di Uranio Impoverito nei dispositivi bellici”. Tribuna Biologica e Medica, 9 (1-2), Gennaio-Giugno 2001: 29-41.
 M. Zucchetti, “Military Use of Depleted Uranium: a Model for Assessment of Atmospheric Pollution and Health Effects in the Balkans”, 11th International Symposium on "Environmental Pollution And Its Impact On Life In The Mediterranean Region", MESAEP, Lymassol, Cyprus, October 2001, p.25.
 M. Zucchetti “Some Facts On Depleted Uranium (DU), Its Use In The Balkans And Its Effects On The Health Of Soldiers And Civilian Population”, Proc. Int. Conf. NURT2001, L’Avana (Cuba), oct. 2001, p.31.
 M. Zucchetti, M. Azzati "Environmental Pollution and Population Health Effects in the Quirra Area, Sardinia Island (Italy)", 12th International Symposium on Environmental Pollution and its Impact on Life in the Mediterranean Region, Antalya (Turkey), October 2003, p. 190, ISBN 975-288-621-3.
 M. Zucchetti, R. Chiarelli ‘Environmental Diffusion of DU. Application of Models and Codes for Assessment of Atmospheric Pollution and Health Effects’, Convegno ‘Uranio Impoverito. Stato delle Conoscenze e Prospettive di Ricerca’, Istituto Superiore di Sanità (Roma) Ottobre 2004.
 R. Chiarelli, M. Zucchetti, ‘Effetti sanitari dell’uranio impoverito in Iraq’, Convegno ‘La Prevenzione Primaria dei Tumori di Origine Professionale ed Ambientale’, Genova, Novembre 2004.
 R. Chiarelli, M. Zucchetti, ‘Applicazione di modelli e codici di dose alla popolazione alla dispersione ambientale di Uranio impoverito’, Convegno ‘La Prevenzione Primaria dei Tumori di Origine Professionale ed Ambientale’, Genova, Novembre 2004.
 M. Zucchetti, "Environmental Pollution and Population Health Effects in the Quirra Area, Sardinia Island (Italy) and the Depleted Uranium Case", J. Env. Prot. And Ecology 1, 7 (2006) 82-92.
 M. Zucchetti, “Scenari di esposizione futura In Iraq: convivere con l’uranio impoverito” in: M.Zucchetti (a cura di) “Il male invisibile sempre più visibile”, Odradek, Roma, giugno 2005, pp. 81-98.
 M. Zucchetti, “Uranio impoverito. Con elementi di radioprotezione ed utilizzo delle radiazioni ionizzanti”, CLUT, Torino, febbraio 2006. ISBN 88-7992-225-4.
 M. Zucchetti “Depleted Uranium”, European Parliament, GiethoornTen Brink bv, Meppel (Holland), 2009. ISBN 978-90-9024147-0.

[8« Alcune testi e fatti sull’uranio impoverito, sul suo uso nei balcani, sulle conseguenze sulla laute di militari e popolazione », Comitato Scienziate e Scienziati contro la guerra, 9 janvier 2001. op. cit.

[9Cristaldi M. et al., Conseguenze ambientali ed effetti patogeni dell’uso di Uranio Impoverito nei dispositivi bellici. Tribuna Biologica e Medica, 9 (1-2), Gennaio-Giugno 2001: 29-41.

[10É um código de dispersão e doseamento, desenvolvido nos EUA utilizado à escala mundial: B.A.Napier et al. (1990), GENII - The Hanford Environmental Radiation Dosimetry Software System, PNL-6584, Pacific Northwest Laboratories (USA)..

[11ICRP, 1995. Age-dependent Doses to Members of the Public from Intake of Radionuclides: Part 3 - Ingestion Dose Coefficients. Publication 69 Annals of the ICRP. 25 (no 1).

[12M. Zucchetti, ‘Caratterizzazione dell’Uranio impoverito e pericolosità per inalazione’, Giano, n.36 (sett-dic. 2000), pp. 33-44 ; R. Chiarelli, M. Zucchetti, ‘Applicazione di modelli e codici di dose alla popolazione alla dispersione ambientale di Uranio impoverito’, Convegno ‘La Prevenzione Primaria dei Tumori di Origine Professionale ed Ambientale’, Genova, Nov.2004.

[13« U.S. Tomahawk Cruise Missiles Hit Targets in Libya », par Devin Dwyer et Luis Martinez, ABC News, 19 mars 2011.