Rede Voltaire

Barack Obama publica uma falsa certidão de nascimento no site da Casa-Branca

+

Está acesa a polémica em torno do local de nascimento de Barack Obama. Oficialmente, o presidente nasceu no Hawaï como estadunidense, no entanto, numerosos elementos provam que na realidade nasceu no Quénia como cidadão britânico. Se esse for o caso, não pode ser considerado elegível para a presidência dos EUA.

Numerosas acções judiciárias foram conduzidas – principalmente por Philip Berg – para que se revelasse a sua certidão de nascimento. Em vão. O presidente preferiu, em vez disso, não se apresentar a tribunal e pagar uma multa.

Anunciando a sua recandidatura, Barack Obama decidiu enfim levantar todas as dúvidas por publicar o famoso documento no site da Casa-Branca, a 27 de Abril 2011.

No mesmo dia, um cidadão americano, Albert Renshaw, colocou no YouTube um vídeo mostrando que efectuando o download do documento em pdf e utilizando o programa informático Adobe Illustrator, descobre-se que o documento foi modificado. Verificando as camadas (layers), constata-se que várias palavras foram eliminadas e reescritas.

Intrigados, fizemos nós próprios o download do documento abrindo-o depois com o Adobe Illustrator. Trata-se efectivamente de uma falsificação grosseira.

___

A falsa certidão de nascimento de Barack Obama, descarregada por nós a partir do site da Casa-Branca.

Tradução
David Lopes

Rede Voltaire

Voltaire, edição internacional

Este artigo encontra-se sob licença creative commons

Poderá reproduzir livremente os artigos da Rede Voltaire desde que cite a fonte, não modifique o conteúdo e não os utilize para fins comerciais (licença CC BY-NC-ND).

Apoiar a Rede Voltaire

Utilizando este site poderá encontrar análises de elevada qualidade que o ajudarão a formar a sua compreensão do mundo. Para continuar com este trabalho necessitamos da sua colaboração.
Ajude-nos através de uma contribuição.

Como participar na Rede Voltaire?

Os participantes na rede são todos voluntários.
- Tradutores de nível profissional: pode participar na tradução de artigos.