Uma tripulação do B-1B “Lancer” da Força Aérea dos EUA voou hoje numa missão de patrulha “de presença” na Região Central, incluindo várias Forças Aéreas de nações parceiras.

A missão da força-tarefa de bombardeiros – a 5ª este ano na zona de operações do Comando Central dos EUA – destinava-se a dar uma mensagem clara de garantias, declarou o General superior do comando.

“Somos mais fortes juntos”, disse o General Frank McKenzie, Comandante do Comando Central dos EUA. « A prontidão militar para qualquer eventualidade ou missão — desde resposta a crises, a exercícios multilaterais, a patrulhas de “presença de um dia” como esta — depende de parcerias de confiança ».

O Barém, o Egipto, Israel e o Reino da Arábia Saudita juntaram-se à patrulha com escoltas de caças nos seus respectivos espaços aéreos. A patrulha ininterrupta de cinco horas começou no Oceano Índico, voou sobre o Golfo de Áden, Estreito de Bab el-Mandeb, Mar Vermelho, Canal de Suez, Golfo Pérsico, Estreito de Ormuz e Golfo de Omã antes de deixar a região.

McKenzie disse que este tipo de missões pode alcançar uma variedade de efeitos e são uma parte importante da posição da força de comando.

O CENTCOM coordenou quatro patrulhas semelhantes – três em Janeiro e uma em Março – desde o início do ano.

Tradução
Alva
Fonte
États-Unis (Department of Defense)