Segundo um documento de Discord Leaks, que o Washington Post obteve junto de um amigo de Jack Teixeira, a CIA teria ouvido falar de um plano ucraniano de sabotagem do Nord Stream, em Junho de 2022 [1].

A CIA teria partilhado esta informação com o BND alemão antes da sabotagem ser realizada, em 26 de Setembro de 2022, o que oficiais de Serviços Secretos teriam confirmado.

Simultaneamente, uma expedição privada na qual participou um jornalista da Grayzone encontrou, no local do atentado, uma bota de mergulho que corresponde às dos nadadores de combate ucranianos [2].

Vários altos responsáveis europeus e norte-americanos declararam, em Dezembro, que não havia nenhum elemento que permitisse incriminar a Rússia [3].

Os sabotadores estariam sob as ordens directas do General Valerii Zaluzhnyi, Comandante-em-Chefe das Forças Armadas ucranianas, e do seu adjunto, o nacionalista integralista Dmytro Yarosh.

Contrariamente ao que se poderia crer à primeira vista, esta notícia não absolve os Estados Unidos porque Dmytro Yarosh é um membro histórico dos Serviços Secretos da OTAN. Ele dirigiu uma série de operações secretas para a Aliança Atlântica contra a Rússia desde os anos 2000 [4].

Os gasodutos Nord Stream são propriedade de um consórcio internacional russo-alemão-franco-holandês. A sabotagem destes gasodutos é um acto de guerra contra a Rússia, a Alemanha, a França e os Países Baixos.

Tradução
Alva

[1«U.S. had intelligence of detailed Ukrainian plan to attack Nord Stream pipeline», Shane Harris & Souad Mekhennet, Washington Post, June 6, 2023.

[2«Independent Nord Stream expedition discovers clue missed by official investigators», Jeffrey Brodsky, The Grayzone, June 5, 2023.

[3«No conclusive evidence Russia is behind Nord Stream attack», Shane Harris, John Hudson, Missy Ryan & Michael Birnbaum, Washington Post, December 21, 2022.

[4A CIA coordena nazis e jihadistas”, Thierry Meyssan, Tradução Alva, Al-Watan (Síria) , Rede Voltaire, 19 de Maio de 2014. “Dmitry Yarosh, Conselheiro do Comandante-em-Chefe dos Exércitos Ucranianos”, Tradução Alva, Rede Voltaire, 22 de Fevereiro de 2022.